Mundo

Alemanha pede que EUA expliquem suspeito "agente duplo"

Alemão foi preso na semana passada sob suspeita de ser um agente duplo que passava informações aos Estados Unidos


	Espionagem: Caso ameaça golpear ainda mais laços da Alemanha com Washington
 (Getty Images)

Espionagem: Caso ameaça golpear ainda mais laços da Alemanha com Washington (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2014 às 11h40.

Berlim - O governo <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/alemanha">alemão</a></strong> quer uma explicação rápida e clara de Washington para o aparente contato da inteligência dos <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/estados-unidos">Estados Unidos </a></strong> com um alemão preso na semana passada sob suspeita de ser um agente duplo, disse o ministério do Interior, Thomas de Maiziere, em entrevista a um jornal.</p>

"Eu espero que todos cooperem prontamente para esclarecer essas alegações -- com comentários rápidos e claros dos EUA também", afirmou de Maiziere ao jornal Bild, de acordo com trechos da edição de segunda-feira.

A Casa Branca e o Departamento de Estado recusaram-se até agora a comentar sobre a prisão do funcionário de 31 anos de idade da BND, a agência de inteligência internacional alemã. Ele admitiu passar documentos a um contato norte-americano, de acordo com fontes políticas e de inteligência.

Os documentos incluem informações sobre um comitê parlamentar que avalia alegações do ex-funcionário da inteligência dos EUA Edward Snowden de que Washington realizou ampla vigilância na Alemanha, incluindo o monitoramento do telefone da chanceler Angela Merkel.

O caso ameaça golpear ainda mais os laços com Washington, que foram testados no ano passado por revelações de espionagem de larga escala na Alemanha pela Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos EUA.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)EuropaAlemanhaEspionagemNSA

Mais de Mundo

Argentina volta a intervir no mercado após da queda de 6% do peso nesta terça-feira

Após ajuda dos EUA à Argentina, Milei se reunirá com Trump na Casa Branca

Terremoto de magnitude 6,9 atinge centro das Filipinas e aciona alerta de tsunami

Hamas começa a analisar plano de paz de Trump para Gaza e diz que dará resposta