Mundo

Alemanha nega pressionar Portugal a pedir ajuda

Governo da Alemanha não está pressionando Portugal a pedir socorro financeiro, diz porta-voz do Ministério de Finanças alemão

Euro (Julien Jorge/Wikimedia Commons)

Euro (Julien Jorge/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2011 às 13h37.

São Paulo - O governo da Alemanha não está pressionando Portugal a pedir socorro financeiro, afirmou o porta-voz do Ministério de Finanças alemão, Tobias Romeis, à Dow Jones. "O governo federal não está pressionando Portugal", disse Romeis, acrescentando que a decisão de pedir ou não ajuda é soberana, tomada pelo país em questão.

Ontem, a revista alemã Der Spiegel afirmou, citando fontes, que Alemanha e França acreditam que Portugal deveria pedir ajuda do programa de resgate da União Europeia o mais rapidamente possível. Segundo a revista, uma fonte do governo de Berlim disse que apenas dessa maneira seria possível evitar que a crise de dívida se espalhe para outros países fiscalmente enfraquecidos da zona do euro, como Espanha ou Bélgica.

Hoje o jornal espanhol El País afirmou que uma delegação do Parlamento Europeu vai chegar a Lisboa na terça-feira para avaliar a situação de Portugal. Segundo o jornal, nove autoridades vão se reunir com o ministro de Finanças português, o presidente do Banco de Portugal, diretores dos principais bancos do país, associações empresariais e sindicatos. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasEuropaPiigsPortugalUnião Europeia

Mais de Mundo

Comício de Trump tem filas na neve e elogios ao TikTok: 'ajudou a me eleger'

Machado convoca boicote a próximas eleições na Venezuela após denúncias de fraude

Washington declara emergência por frio extremo na véspera da posse de Trump

Confrontos entre guerrilhas deixam 80 mortos e milhares de deslocados na Colômbia