Mundo

Alemanha nega pressionar Portugal a pedir ajuda

Governo da Alemanha não está pressionando Portugal a pedir socorro financeiro, diz porta-voz do Ministério de Finanças alemão

Euro (Julien Jorge/Wikimedia Commons)

Euro (Julien Jorge/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2011 às 13h37.

São Paulo - O governo da Alemanha não está pressionando Portugal a pedir socorro financeiro, afirmou o porta-voz do Ministério de Finanças alemão, Tobias Romeis, à Dow Jones. "O governo federal não está pressionando Portugal", disse Romeis, acrescentando que a decisão de pedir ou não ajuda é soberana, tomada pelo país em questão.

Ontem, a revista alemã Der Spiegel afirmou, citando fontes, que Alemanha e França acreditam que Portugal deveria pedir ajuda do programa de resgate da União Europeia o mais rapidamente possível. Segundo a revista, uma fonte do governo de Berlim disse que apenas dessa maneira seria possível evitar que a crise de dívida se espalhe para outros países fiscalmente enfraquecidos da zona do euro, como Espanha ou Bélgica.

Hoje o jornal espanhol El País afirmou que uma delegação do Parlamento Europeu vai chegar a Lisboa na terça-feira para avaliar a situação de Portugal. Segundo o jornal, nove autoridades vão se reunir com o ministro de Finanças português, o presidente do Banco de Portugal, diretores dos principais bancos do país, associações empresariais e sindicatos. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasEuropaPiigsPortugalUnião Europeia

Mais de Mundo

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada