Mundo

Alemanha lamenta crise e promoverá legumes da Espanha

Após atribuir origem de surto ao pepino espanhol, governo alemão se compromete a recuperar o prestígio das frutas e hortaliças do país

Secretário espanhol recordou que o seu país, principal exportador de frutas e hortaliças da União Europeia, vendia 25% de seus produtos para a Alemanha (Natalia Kolesnikova/AFP)

Secretário espanhol recordou que o seu país, principal exportador de frutas e hortaliças da União Europeia, vendia 25% de seus produtos para a Alemanha (Natalia Kolesnikova/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2011 às 09h35.

Berlim - A Alemanha se comprometeu a ajudar a Espanha a recuperar o prestígio de suas frutas, legumes e verduras, muito prejudicados pela crise da epidemia de E.coli, anunciou nesta quinta-feira em Berlim o secretário de Estado espanhol para a União Europeia (UE), Diego López Garrido.

"O governo alemão se comprometeu a fazer um esforço para recuperar o prestígio dos produtos agrícolas espanhóis afetados pela crise na Alemanha", declarou López Garrido após um encontro com o colega alemão, Werner Hoyer.

Segundo o secretário, a Alemanha apoiará uma campanha de promoção dos produtos agrícolas espanhóis que Madri prepara com o objetivo de "recuperar o prestígio, a qualidade, a credibilidade das hortaliças espanholas".

"Hoyer lamentou profundamente e manifestou tristeza com os prejuízos provocados ao setor agrícola, que se viu "especialmente afetado pelas primeiras declarações que atribuíram aos pepinos espanhóis a origem da epidemia", declarou López Garrido.

As autoridades de Hamburgo anunciaram em maio ter encontrado o vetor da bactéria mortal que provoca a epidemia, que já causou 25 mortes na Europa, ao apontar para pepinos importados da Espanha. Mas análises posteriores mostraram que não era a mesma bactéria.

Para demonstrar os danos, López Garrido recordou que a Espanha, principal exportador de frutas e hortaliças da União Europeia, vendia 25% de seus produtos para a Alemanha.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaContaminação de alimentosDoençasEspanhaEuropaInfecções bacterianasPaíses ricosPiigs

Mais de Mundo

Irã convoca encarregado de negócios da França após comentarios “insultantes” de chanceler

Cargueiro com 'mercadorias perigosas' sofre naufrágio na Índia

Leão XIV toma posse da cátedra de bispo de Roma na basílica de São João de Latrão

Espanha propõe embargo de armas a Israel para parar guerra na Faixa de Gaza