Mundo

Alemanha espionou países aliados, afirma imprensa alemã

O BND espionou, desta vez por iniciativa própria, várias embaixadas e administrações "de países europeus e aliados", em particular da França e Estados Unidos


	Entrada serviço de inteligência externa da Alemanha (BND): comissão parlamentar de controle das práticas de espionagem organizará uma audiência na próxima semana para interrogar vários agentes do BND
 (Stephan Jansen/AFP)

Entrada serviço de inteligência externa da Alemanha (BND): comissão parlamentar de controle das práticas de espionagem organizará uma audiência na próxima semana para interrogar vários agentes do BND (Stephan Jansen/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2015 às 09h44.

O serviço secreto alemão espionou vários países aliados, como Estados Unidos e França, por iniciativa própria, afirma a imprensa germânica.

O Serviço Federal de Inteligência (BND na sigla em alemão) foi acusado recentemente de ter espionado autoridades francesas e europeias a pedido da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos.

O BND espionou, desta vez por iniciativa própria, várias embaixadas e administrações "de países europeus e aliados", em particular da França e Estados Unidos, o que não faz parte de sua competência.

O BND utilizou os próprios "seletores" (palavras chave, nomes, números de telefone ou de cartões de crédito, etc) e também os que a NSA havia repassado, informaram a rádio RBB e o site da revista Der Spiegel.

A prática durou vários anos e terminou em 2013, segundo a imprensa.

A comissão parlamentar de controle das práticas de espionagem organizará uma audiência na próxima semana para interrogar vários agentes do BND.

Em 2013, a revelação de que o telefone da chanceler Angela Merkel havia sido grampeado provocou tensão entre Alemanha e Estados Unidos.

“Espionar os amigos é totalmente inaceitável", afirmou na época Angela Merkel.

A justiça alemã iniciou uma investigação, que foi arquivada em junho.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)EuropaFrançaAlemanhaEspionagem

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista