Mundo

Alemanha enviará 'meio batalhão' de tanques para a Ucrânia

O pedido da Ucrânia aos países da Otan para a entrega dos tanques pesados Leopard 2, produzidos na Alemanha, gerou grandes discussões

Ucrânia: O ministro da defesa alemão, Boris Pistorius, admitiu, porém, nesta quarta-feira, na sede da Otan que isso não vai acontecer (AFP/AFP)

Ucrânia: O ministro da defesa alemão, Boris Pistorius, admitiu, porém, nesta quarta-feira, na sede da Otan que isso não vai acontecer (AFP/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 15 de fevereiro de 2023 às 16h56.

A Alemanha anunciou, nesta quarta-feira, 15, que vai enviar "meio batalhão" de tanques Leopard 2 para a Ucrânia em março, em um momento de dificuldades entre os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para reunir os blindados prometidos.

O pedido da Ucrânia aos países da Otan para a entrega dos tanques pesados Leopard 2, produzidos na Alemanha, gerou grandes discussões, mas até agora as promessas têm se mostrado difíceis de cumprir.

Em janeiro, a Alemanha havia prometido colocar à disposição da Ucrânia um batalhão de 30 ou 31 tanques Leopard 2, modelo A6, a serem tripulados por soldados ucranianos especificamente treinados na Europa.

O ministro da defesa alemão, Boris Pistorius, admitiu, porém, nesta quarta-feira, na sede da Otan que isso não vai acontecer.

"Sejamos claros: não chegaremos a um batalhão. Será meio batalhão", disse ele em uma entrevista coletiva.

Segundo o ministro alemão, a Alemanha deve fornecer 14 tanques Leopard 2 A6, além de outros três exemplares fornecidos por Portugal.

Por sua vez, a Polônia se comprometeu a contribuir com um batalhão completo de tanques Leopard, embora de um modelo mais antigo.

No entanto, o presidente polonês se reuniu com o chefe da Otan, mas não deu nenhuma indicação de quando essa transferência de veículos blindados poderia acontecer.

De acordo com Pistorius, o ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, está "satisfeito" com o fornecimento de um batalhão de tanques, acrescentando que as negociações continuarão durante uma conferência de segurança em Munique a partir de sexta-feira.

Foi mencionado o fornecimento de 14 tanques Leopard 2 por parte da Holanda, mas esses veículos blindados estão mobilizados para a brigada alemã-holandesa, explicou o ministro alemão.

A Noruega anunciou na terça-feira o fornecimento de oito tanques Leopard 2 e quatro veículos de apoio à Ucrânia, mas sem especificar a data da entrega.

A Ucrânia também deve receber cerca de 100 tanques Leopard 1 mais antigos, mas reformados, "nos próximos meses", anunciaram os ministros da Defesa de Alemanha, Holanda e Dinamarca no início de fevereiro.

Vários modelos de tanques Leopard de fabricação alemã podem ser encontrados, em vários níveis de manutenção, em uma dúzia de exércitos de países da Otan.

O chefe da diplomacia da UE, Josep Borrell, fez um apelo nesta quarta-feira aos "países europeus que possuem tanques modernos: tirem a poeira deles nos quartéis. Entreguem-os à Ucrânia!"

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaOtanUcrânia

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos