Mundo

Alemanha diz que Turquia deve promover diálogo respeitoso

A chanceler Angela Merkel e o ministro Sigmar Gabriel disseram que o governo do país respeita o direito do povo turco de decidir sobre sua Constituição

Angela Merkel: a chanceler e o ministro declararam que a Turquia, como membro da OSCE e candidata à União Europeia, precisa considerar essas preocupações (François Lenoir/Reuters)

Angela Merkel: a chanceler e o ministro declararam que a Turquia, como membro da OSCE e candidata à União Europeia, precisa considerar essas preocupações (François Lenoir/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 17 de abril de 2017 às 21h20.

Berlim - A Alemanha pediu ao governo turco que se empenhe em um "diálogo respeitoso com todas as forças políticas e civis do país" após o "estreito resultado do plebiscito mostrar a profundidade da divisão da sociedade turca".

Em uma declaração conjunta, a chanceler Angela Merkel e o ministro de Relações Exteriores alemão, Sigmar Gabriel, disseram que o governo do país respeita o direito do povo turco de decidir sobre sua Constituição.

No entanto, os dois ponderaram ao afirmarem que o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, carrega "grande responsabilidade" em relação aos próximos passos do país.

Eles também indicaram que a Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) já havia manifestado, na semana passada, algumas dúvidas quanto às condições para que a votação fosse justa.

Merkel e Gabriel declararam que a Turquia, como membro da OSCE e candidata à União Europeia, precisa considerar essas preocupações.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaTurquiaAngela Merkel

Mais de Mundo

'Estamos à beira de um acordo de paz em Gaza', diz secretária das Relações Exteriores do Reino Unido

Protesto contra ofensiva de Israel em Gaza reúne entre 60 mil pessoas em Berlim

Venezuela realiza exercícios com a população para enfrentar terremotos e 'ameaça' dos EUA

Após ter visto revogado pelos EUA, Petro diz que 'não se importa' e que é 'livre no mundo'