Soldados alemães: a Bundeswehr é capaz de lidar com as demandas relacionadas às operações atuais, bem como com crises a curto prazo (Tobias Schwarz/Reuters)
Da Redação
Publicado em 28 de setembro de 2014 às 13h26.
O exército <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/alemanha">alemão</a></strong> é, atualmente, incapaz de honrar todos os seus compromissos com a <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/otan">Otan</a></strong> devido a problemas de equipamento, afirmou neste domingo a ministra da Defesa, em entrevista ao jornal Bild am Sonntag.</p>
De acordo com Ursula von der Leyen, a Bundeswehr é capaz de lidar com as demandas relacionadas às operações atuais, bem como com crises a curto prazo, mas "sobre os sistemas aerotransportados, estamos atualmente abaixo dos objetivos anunciados há um ano sobre o que poderíamos disponibilizar à Otan no prazo de 180 dias, em caso de emergência".
As falhas de fornecimento de peças de reposição para aeronaves e as panes que afetam helicópteros da Marinha são a causa desta deficiência, explicou ela.
Na semana passada, um pequeno grupo de soldados alemães, cujo papel é treinar combatentes curdos no uso de armas alemãs, chegou ao norte do Iraque, com um atraso de alguns dias devido a problemas técnicos relacionados com as aeronaves de transporte da Luftwaffe.
Vários meios de comunicação alemães têm apontado nos últimos dias as falhas técnicas em helicópteros e aviões de combate, de transporte de tropas e veículos blindados do exército alemão. "A Bundeswehr virou sucata?", questionou neste fim de semana o jornal Bild.