Mundo

Alemanha devolve broche de ouro de tesouro à Turquia

O broche foi roubado em 2005


	O ministro da Cultura turco, Ömer Celik, recebe o broche, na embaixada turca em Berlim: o broche será exibido em um novo museu (AFP)

O ministro da Cultura turco, Ömer Celik, recebe o broche, na embaixada turca em Berlim: o broche será exibido em um novo museu (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de março de 2013 às 10h16.

Ancara - Mais de sete anos depois do desaparecimento do museu arqueológico de Usak (oeste da Turquia), um broche de ouro do famoso tesouro do rei Creso, de 2.600 anos, foi devolvido pela Alemanha à Turquia.

"Este objeto, cuja autenticidade confirmamos, está em território turco, na embaixada da Turquia na Alemanha, e será repatriado em breve", disse o ministro turco da Cultura, Omer Celik.

O broche será exibido em um novo museu, segundo o ministro.

O broche de ouro que representa uma criatura com asas, cauda de peixe e cabeça de cavalo, geralmente interpretado como um cavalo-marinho, constitui uma das peças mais belas do tesouro de Creso, último rei da Lídia, que governou entre 560 e 546 antes de Cristo.

A peça integra um conjunto arqueológico que foi devolvido às autoridades turcas em 1993, após uma batalha jurídica de vários anos entre a Turquia e o Museu Metropolitano de Nova York.

O broche foi roubado em 2005.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEuropaAlemanhaTurquiaHistóriaMuseus

Mais de Mundo

Trump emite vaga ameaça contra Afeganistão por base aérea de Bagram

Venezuela treina militarmente civis diante de possível ataque dos EUA

Amazon, Microsoft e outras big techs alertam funcionários com visto H-1B a voltarem para os EUA

Custo de US$ 100 mil para o visto H-1B nos EUA só se aplica a novos pedidos, esclarece Casa Branca