Mundo

Alemanha deve combater o extremismo de direita, diz Merkel

A prisão de um homem suspeito de ser de extrema direita pelo assassinato de político conhecido por ser pró-migrantes chocou o país

Enterro do politico Walter Luebcke: homem simpatizante da extrema-direita é suspeito de ser o assassino (Swen Pfoertner/Pool/Reuters)

Enterro do politico Walter Luebcke: homem simpatizante da extrema-direita é suspeito de ser o assassino (Swen Pfoertner/Pool/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 22 de junho de 2019 às 14h09.

BERLIM - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse neste sábado que o Estado deve lutar rigorosamente contra o extremismo de direita após o assassinato de um proeminente político.

A prisão de um homem suspeito de ser simpatizante de extrema direita pelo assassinato de Walter Luebcke, um aliado regional de Merkel conhecido por seus pontos de vista pró-migrantes, chocou a Alemanha e aumentou a pressão por uma resposta mais proativa do governo contra os extremistas anti-migrantes.

Ao discursar durante um encontro anual de igrejas protestantes em Dortmund, Merkel disse que o extremismo de direita deve ser combatido "sem nenhum tabu".

"Caso contrário, teremos uma perda total de credibilidade", disse ela, acrescentando que o governo levou a questão "muito, muito a sério". Seu ministro do Interior, Horst Seehofer, fez comentários semelhantes na semana passada.

A Alemanha abriga cerca de 12.700 radicais de extrema-direita potencialmente violentos, segundo estimativas da agência de inteligência interna BfV e uma pesquisa da Civey mostrou que 60% dos alemães acreditam que o governo está fazendo muito pouco para se opor a eles.

 

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelNazismoRacismo

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'