Mundo

Alemanha convoca embaixador turco sobre críticas a Merkel

País convocou embaixador para reclamar sobre ministro que criticou a premiê por ter dito estar "chocada" com a repressão na Turquia


	Polícia turca isola entrada do parque Gezi, na praça Taksim, em Istambul: Angela Merkel disse estar "chocada" com a repressão aos manifestantes na Turquia
 (Marko Djurica/Reuters/Reuters)

Polícia turca isola entrada do parque Gezi, na praça Taksim, em Istambul: Angela Merkel disse estar "chocada" com a repressão aos manifestantes na Turquia (Marko Djurica/Reuters/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2013 às 09h08.

Berlim - O Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, convocou o embaixador turco nesta sexta-feira para reclamar sobre um ministro que criticou a premiê alemã, Angela Merkel, por ter dito estar "chocada" com a repressão aos manifestantes na Turquia.

O ministro da Turquia para as relações com a União Europeia, Egemen Bagis, acusou Merkel na quinta-feira de bloquear um novo capítulo nas negociações sobre a adesão da Turquia à União Europeia, "à procura de material político doméstico para suas eleições".

Muitos países da UE apoiam a abertura de mais negociações com a Turquia na próxima semana, em sua longa caminhada para a adesão. Eles argumentam que a Turquia, com sua economia em rápido crescimento, a população jovem e sua influência diplomática, seria um grande trunfo para a UE.

Mas a Alemanha tem criticado a resposta violenta do primeiro-ministro, Tayyip Erdogan, a semanas de protestos antigoverno e parece estar se recusando a aceitar abrir um novo canal de negociação, potencialmente o primeiro passo desse tipo em três anos.

Os conservadores ligados a Merkel rejeitam a adesão da Turquia à UE como parte de sua plataforma para a eleição de setembro, dizendo que isso iria "sobrecarregar" o bloco por conta do tamanho e da economia do país, embora Merkel não tenha chegado a pedir a suspensão das negociações de adesão.

"Nem a chanceler nem o governo estão questionando o processo de adesão de qualquer forma. Nós não estamos falando de 'se', apenas sobre 'como', para continuar o processo de adesão", disse o porta-voz interino do governo alemão, Georg Streiter.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Andreas Peschke, disse que os comentários do ministro turco eram "inaceitáveis" e que o enviado de Ancara a Berlim havia sido convocado para consultas no início da tarde.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaÁsiaDiplomaciaEuropaPaíses ricosTurquiaUnião Europeia

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA