Mundo

Alemanha aprova cortes para reduzir déficit

Berlim - O governo alemão aprovou nesta quarta-feira um plano de austeridade de 80 bilhões de euros com quatro anos de duração, comprometendo o país a reduzir seu grande déficit orçamentário e dando suporte à coalizão de centro-direita da chanceler Angela Merkel. A ratificação do gabinete ao pacote é boa notícia para Merkel, que enfrentava […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de julho de 2010 às 12h53.

Berlim - O governo alemão aprovou nesta quarta-feira um plano de austeridade de 80 bilhões de euros com quatro anos de duração, comprometendo o país a reduzir seu grande déficit orçamentário e dando suporte à coalizão de centro-direita da chanceler Angela Merkel.

A ratificação do gabinete ao pacote é boa notícia para Merkel, que enfrentava pressão para amenizar as medidas criticadas na Alemanha como injustas e, no exterior, como uma ameaça à recuperação global.

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schaeuble, disse que os planos deixam a Alemanha encaminhada para reduzir o déficit orçamentário a menos de 3 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) até 2013 e para manter as novas dívidas em 0,35 por cento do PIB a partir de 2016.

"Aqueles que duvidavam da seriedade desse plano têm de levar esses números em consideração", disse Schaeuble a jornalistas.

O orçamento, que irá ao Parlamento até o final de novembro, cortará 307,4 bilhões de euros em gastos no ano que vem, um decréscimo de 3,8 por cento em relação a 2010, e reduzirá o déficit para 60 bilhões.

As medidas de austeridade marcam o capítulo mais recente do ímpeto alemão de consolidar as finanças públicas do país, o que atraiu críticas de alguns países-membros da zona do euro. Segundo eles, ainda é muito cedo para retirar os estímulos implementados durante a crise.

Acompanhe tudo sobre:Ajuste fiscalAlemanhaEuropaOrçamento federalPaíses ricos

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha