Mundo

Alemães apoiam referendos nacionais para decisões sobre UE

País deve poder realizar referendos sobre decisões que envolvam a transferência de poderes para Bruxelas ou comprometimento de dinheiro alemão junto à UE


	Angela Merkel: proposta será apresentada na quarta-feira a um grupo maior de políticos, liderados pela chanceler alemã
 (Fabrizio Bensch/Reuters)

Angela Merkel: proposta será apresentada na quarta-feira a um grupo maior de políticos, liderados pela chanceler alemã (Fabrizio Bensch/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2013 às 07h41.

Berlim - A Alemanha deve poder realizar referendos sobre as principais decisões políticas europeias que envolvam a transferência de poderes para Bruxelas ou o comprometimento de dinheiro alemão junto à União Europeia, propuseram negociadores que discutem a formação de um governo de coalizão, de acordo com um documento obtido pela Reuters.

"A população deveria ser perguntada diretamente sobre decisões de políticas europeias de importância especial", diz o documento.

"Isso se aplicaria particularmente quando novos Estados membros são adicionados, quando poderes importantes são transferidos para Bruxelas, ou quando as finanças da Alemanha são comprometidas a nível da União Europeia. Para tais decisões, queremos pavimentar o caminho para referendos nacionais." O documento foi composto por um grupo de trabalho sobre política interna liderado pelo ministro do Interior, Hans-Peter Dietrich, do partido bávaro União Social Cristã (CSU), e Thomas Oppermann, membro da Partido Social-Democrata (SPD).

A proposta será apresentada na quarta-feira a um grupo maior de políticos, liderados pela chanceler alemã, Angela Merkel, que negociam compromissos políticos com o objetivo de criar um governo de coalizão até o Natal.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelEuropaPaíses ricosPersonalidadesPolíticosUnião Europeia

Mais de Mundo

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga