EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.
Brasília - Geraldo Alckimin (PSDB) foi eleito governador de São Paulo, em primeiro turno, com 50,63 % dos votos válidos. Já foram apuradas 99,08 % das urnas do Estado. Aloizio Mercadante (PT) ficou em segundo lugar com 35,22 %.
Geraldo Alckmin já governou São Paulo por duas vezes. A primeira vez foi quando substituiu Mário Covas. Depois ele foi reeleito governador.
Nascido em Pindamonhangaba, cidade do interior paulista, em 7 de novembro de 1952. Geraldo Alckmin acumula quase quarenta anos de vida pública. Formado em medicina, é casado, pai de três filhos, assume pela terceira vez o governo do estado de São Paulo.
Aos 19 anos, iniciou sua carreira na vida pública como o vereador. Na época, cursava o primeiro ano de medicina, e dava aulas particulares para pagar a faculdade. Com 23 anos, Alckmin se tornou o prefeito mais jovem da história da cidade. Em 1982, foi eleito deputado estadual pelo PMDB. No ano de 1986, elegeu-se deputado federal. Na época foi vice-líder da bancada na Assembleia Nacional Constituinte e, posteriormente, um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
Em 1994 Alckmin foi vice-governador de Mário Covas. Além das atribuições do cargo, coordenou o Programa Estadual de Desestatização do Governo de São Paulo. Com a morte de Covas, em 2001, assumiu o governo e se reelegeu em 2002 .
Geraldo Alckmin chegou a concorrer à prefeitura de São Paulo em dois momentos: no ano de 2000 e 2008. Nas eleições de 2006, foi candidato à Presidência da República. Em 2009 assumiu a Secretaria de Estado de Desenvolvimento de São Paulo.
Leia mais sobre São Paulo
Siga as notícias de Eleições no Twitter
Conheça os estados que já têm governador definido