Mundo

Alckmin cresce e venceria no 1º turno

Candidato do PSDB tem 51% das intenções de voto; o petista Aloizio Mercadante aparece com 23% das preferências

O tucano Geraldo Alckmin: se a eleição fosse hoje, ele ficaria com o Governo de São Paulo no primeiro turno (.)

O tucano Geraldo Alckmin: se a eleição fosse hoje, ele ficaria com o Governo de São Paulo no primeiro turno (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

São Paulo - O tucano Geraldo Alckmin venceria em primeiro turno se a eleição para governador de São Paulo fosse realizada hoje. Pesquisa do Datafolha realizada dias 13 e 14 e publicada na edição de hoje da "Folha de São Paulo" mostra o candidato do PSDB com 51% das intenções de voto, dois pontos acima do que no levantamento anterior, dias 8 e 9.

O petista Aloizio Mercadante aparece com 23% das preferências, mesmo desempenho da pesquisa anterior. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo. Se considerados apenas os votos válidos, Alckmin tem 59% e Mercadante, 26%.

O pepista Celso Russomanno manteve a terceira colocação, com 8% - de 9% no levantamento anterior. Paulo Skaf (PSB) recebe 3% das votações, mesmo porcentual das pesquisas anteriores. Votos em branco e nulos somam 5% e indecisos, 8%. Em uma simulação de segundo turno, o tucano ficaria com 60% das intenções de voto e o petista, com 31%.

Minas Gerais - Antonio Anastasia (PSDB) voltou a crescer nas intenções de voto para o governo de Minas e ultrapassou Hélio Costa (PMDB) pela 1ª vez, aponta pesquisa Datafolha. Mas a disputa continua indefinida. Anastasia, atual governador e candidato à reeleição, passou de 36% para 40%; está tecnicamente empatado com Costa, que oscilou de 39% para 37%. Anastasia cresceu 22 pontos desde julho.

Rio - O atual governador do Rio, Sergio Cabral (PMDB), seria reeleito com 59% dos votos se a eleição fosse hoje, conforme a pesquisa Datafolha divulgada hoje. O verde Fernando Gabeira ficaria com 18%. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

Paraná - No Estado há situação de empate entre os principais candidatos. Beto Richa (PSDB) continua com vantagem, com 45% das intenções de voto, seguido pelo pedetista Osmar Dias, com 40%. A margem de erro é de três pontos porcentuais, para cima ou para baixo.

Rio Grande do Sul - O petista Tarso Genro lidera com 44% das intenções de voto. Em seguida vem José Fogaça (PMDB), com 24%. A governadora Yeda Crusius (PSDB), que tenta a reeleição, tem 11%.

Distrito Federal - Agnelo Queiroz (PT) venceria no primeiro turno se a eleição fosse realizada hoje. Ele tem 44% das intenções de voto, contra 31% do ex-governador Joaquim Roriz.

Bahia - Jaques Wagner (PT) seria reeleito governador primeiro turno, diz pesquisa Datafolha. Ele passou de 48% para 53% das intenções de voto. Paulo Souto (DEM), o segundo colocado, oscilou de 18% para 16%. Geddel Vieira Lima (PMDB) variou de 14% para 11%.

Leia mais notícias relacionadas à política

Siga as notícias do site EXAME sobre Eleições 2010 no Twitter

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEleiçõesEleições 2010Metrópoles globaisOposição políticaPartidos políticosPolíticaPolítica no BrasilPSDBPT – Partido dos TrabalhadoresSão Paulo capital

Mais de Mundo

Argentina aposta em 11 mercados de Américas e Europa para atrair turistas estrangeiros

Mudanças de Milei no câmbio geram onda de calotes de empresas na Argentina

Governo Trump diz que situação dos direitos humanos no Brasil 'se deteriorou'

Xi Jinping e Lula discutem cooperação econômica em telefonema oficial