Mundo

Alberto Fernández assume a presidência da Argentina

Alberto Fernández assume cargo na presença de líderes internacionais, entre eles o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão

Fernández: novo presidente foi empossado diante de muitos apoiadores (Agustin Marcarian/Reuters)

Fernández: novo presidente foi empossado diante de muitos apoiadores (Agustin Marcarian/Reuters)

E

EFE

Publicado em 10 de dezembro de 2019 às 12h52.

Última atualização em 10 de dezembro de 2019 às 13h20.

Buenos Aires --- O peronista Alberto Fernández tomou posse nesta terça-feira (10), como chefe de Estado da Argentina, em cerimônia no Congresso da Nação, em Buenos Aires, diante das autoridades estatais e na presença de vários líderes internacionais, entre eles o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão.

Na sessão da Assembleia Legislativa, órgão parlamentar que inclui senadores e deputados, Fernández recebeu do seu antecessor, Mauricio Macri, a faixa e o bastão presidenciais e fez o juramento de posse perante a senadora Gabriela Michetti, que está de saída. Depois disso, a ex-presidente e agora vice, Cristina Kirchner, fez o mesmo.

O novo presidente foi empossado diante de muitos apoiadores, que fizeram diversas manifestações, com cantos e palavras de ordem. Fernández e Kirchner, em seguida, juraram desempenhar os cargos com "lealdade e patriotismo", e garantir o respeito à Constituição.

Fernández, neste mandato, enfrentará um complicado cenário econômico, marcado pela forte dívida pública, uma moeda nacional fragilizada, a alta constante dos preços, além da escalada do desemprego e dos níveis de pobreza.

Depois que discursar para os parlamentares e outros chefes de Estado e representantes de governos, o presidente empossado e a vice desfilariam de carro pela Avenida de Maio, com destino à Casa Rosada, sede do governo do país.

Enquanto Fernández e Kirchner receberão o cumprimento de autoridades e lideranças internacionais, acontecerá na Praça de Maio, onde está a Casa Rosada, um festival popular, com diversos eventos culturais. Está previsto que o mandatário discurse para o público presente.

Acompanhe tudo sobre:Alberto FernándezArgentinaCristina Kirchner

Mais de Mundo

Índia proíbe aplicativos utilizados por milhões de pessoas, mas que você nunca ouviu falar

Itamaraty diz que acompanha relatos de cobrança de impostos da Venezuela a produtos brasileiros

Brasil melhora posição entre os passaportes mais poderosos do mundo em 2025; veja ranking

George Santos, ex-deputado dos EUA e filho de brasileiros, é preso após se entregar à polícia