Mundo

Alasca recebe gasolina de barco russo após odisseia ártica

Um cargueiro russo atravessou o denso gelo do mar de Bering seguindo o caminho aberto por uma embarcação quebra-gelos americana

O "Renda" atracou perto da costa de Nome no sábado seguindo o quebra-gelos americano "Healy"
 (AFP/AFP)

O "Renda" atracou perto da costa de Nome no sábado seguindo o quebra-gelos americano "Healy" (AFP/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2012 às 10h05.

Nome - Os moradores de um remoto povoado do Alasca começaram a receber gasolina e diesel de um cargueiro russo que atravessou o denso gelo do mar de Bering seguindo o caminho aberto por uma embarcação quebra-gelos americana, confirmou uma funcionária na segunda-feira.

Após batalhar ao longo de 480 km de gelo ártico, o navio-tanque russo "Renda" começou a bombear o combustível por um duto que o conecta a um centro de armazenamento na localidade de Nome.

"O combustível começou a ser bombeado oficialmente às 17H06 (01H00 desta terça-feira) após superar todos os requerimentos de segurança", disse à AFP Kip Wadlow, porta-voz da guarda-costeira americana.

O "Renda" atracou perto da costa de Nome no sábado seguindo o quebra-gelos americano "Healy", que durante a travessia precisou ajudar por diversas vezes o cargueiro russo, já que o gelo voltava a se formar ao redor da embarcação.

O navio bombeará 1,3 milhão de galões de combustível ao povoado de 3.500 habitantes no centro-oeste do Alasca, em uma operação que deve durar 45 horas.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCombustíveisEuropaGasolinaNaviosRússiaTransportes

Mais de Mundo

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga