Mundo

Alarmes desligaram Angra 1 ontem, diz Eletronuclear

A usina foi religada ontem mesmo, às 23h20, conforme a estatal, em comunicado

UTM de Caldas produziu 1,2 mil toneladas de concentrado de urânio para Angra 1 (Wikimedia Commons)

UTM de Caldas produziu 1,2 mil toneladas de concentrado de urânio para Angra 1 (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2011 às 19h24.

São Paulo - A Eletronuclear informou hoje que a usina nuclear Angra 1 foi desligada ontem às 7h05 devido a uma atuação indevida de alarmes. A usina foi religada ontem mesmo, às 23h20, conforme a estatal, em comunicado. A atuação indevida dos alarmes deveu-se a uma falha de um sistema eletrônico que não afeta a segurança da usina, que foi identificado e substituído, segundo a empresa.

A Eletronuclear informou ainda que, seguindo solicitação do Operador Nacional do Sistema (ONS), a usina está em processo de elevação de potência - sendo que às 7h de hoje estava gerando 352 MWe, ou seja, 63% da potência de seu reator.

Segundo informações da empresa, o desligamento manual foi executado imediatamente após ter sido constatada a atuação indevida dos alarmes, apesar de outras indicações mostrarem que a usina Angra 1 se encontrava em uma condição de operação segura. A estatal informou, em seu comunicado, que o desligamento foi uma ação de natureza estritamente preventiva, de forma a permitir a identificação da causa do problema.

Acompanhe tudo sobre:EletronuclearEmpresasEmpresas estataisEnergiaEnergia nuclearEstatais brasileirasInfraestruturaUsinas

Mais de Mundo

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga