Mundo

Alarme falso sobre míssil no Havaí foi disparado por engano

O alerta foi cancelado imediatamente, o que explica, pelo menos em parte, porque alguns residentes o receberam e outros não

Havaí: funcionário apertou acidentalmente o botão errado no computador (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

Havaí: funcionário apertou acidentalmente o botão errado no computador (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 14 de janeiro de 2018 às 10h06.

Washington - O falso alerta de ataque de míssil que espalhou pânico em todo o Havaí na manhã deste sábado foi disparado quando um funcionário apertou acidentalmente o botão errado no computador, segundo informou o Gabinete de Emergências do estado.

Richard Rapoza, porta-voz do Gabinete, disse em entrevista que o alerta foi enviado por engano de um membro da equipe durante uma troca de turno.

O alerta foi cancelado imediatamente, segundo ele, o que explica, pelo menos em parte, porque alguns residentes o receberam e outros não. As sirenes são disparadas por um sistema independente e não foram acionadas, exceto nas bases militares, acrescentou Rapoza.

De acordo com o porta-voz, o processo para envio de alertas de emergência será alterado para um sistema de duas etapas, sendo assim qualquer tipo de engano poderá ser evitado. "Sabemos que isso foi um erro grave", disse. "Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para garantir ao público que isso não acontecerá novamente". Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Havaí

Mais de Mundo

Qual visto é necessário para trabalhar nos EUA? Saiba como emitir

Talibã proíbe livros 'não islâmicos' em bibliotecas e livrarias do Afeganistão

China e Brasil fortalecem parceria estratégica e destacam compromisso com futuro compartilhado

Matt Gaetz desiste de indicação para ser secretário de Justiça de Donald Trump