Mundo

Al-Sisi apresenta oficialmente candidatura à presidência

O ex-comandante do exército egípcio apresentou oficialmente sua candidatura à presidência do país

O marechal Abdel Fatah al-Sisi, ex-comandante do exército egípcio: al-Sisi é o grande favorito da disputa eleitoral (Maxim Shemetov/AFP)

O marechal Abdel Fatah al-Sisi, ex-comandante do exército egípcio: al-Sisi é o grande favorito da disputa eleitoral (Maxim Shemetov/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de abril de 2014 às 10h21.

Cairo - O marechal Abdel Fatah al-Sisi, ex-comandante do exército egípcio, apresentou oficialmente, nesta segunda-feira, sua candidatura à presidência do país.

O advogado de al-Sisi, Bahaa Abu Shuqa, apresentou à comissão eleitoral os resultados dos exames médicos do homem forte do Egito, assim como as assinaturas exigidas para a candidatura na eleição presidencial de 26 e 27 de maio, disse o porta-voz do marechal, Ahmed Kamel.

Al-Sisi, que virou protagonista da política do país após a destituição do presidente islamita Mohamed Mursi em julho do ano passado, é o grande favorito da disputa eleitoral.

Segundo a lei egípcia, cada candidato deve reunir 25.000 assinaturas de eleitores, obtidas em pelo menos 15 das 27 províncias do país.

"Al-Sisi conseguiu mais de 460.000 assinaturas de cidadãos de todo o país que apoiam sua candidatura", disse Kamel.

A apresentação de candidaturas termina em 20 de abril. A comissão eleitoral deve anunciar posteriormente os candidatos efetivos até 2 de maio, um dia antes do início oficial da campanha.

Até o momento, o líder esquerdista Hamdeen Sabahi e o polêmico advogado Mortada Mansur, que criticou a revolta de 2011 contra o ex-presidente Hosni Mubarak, também manifestaram a intenção de disputar a eleição presidencial.

Al-Sisi, 59 anos, é o primeiro aspirante a apresentar oficialmente sua candidatura para a eleição presidencial, que será supervisionada pela primeira vez pela União Europeia.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEgitoEleiçõesMohamed MursiPolíticos

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'