Mundo

Al Qaeda tem egípcio como líder interino

Saif Al Adel, um alto dirigente de estratégia e assuntos militares da rede extremista, foi designado chefe "provisório" da Al Qaeda, assinalou a CNN

Cartaz do FBI exibe uma fotografia de Saif Al-Adel (AFP/FBI/File)

Cartaz do FBI exibe uma fotografia de Saif Al-Adel (AFP/FBI/File)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de maio de 2011 às 08h37.

Washington - A rede terrorista Al-Qaeda designou um ex-oficial das Forças Especiais do Egito, Saif Al-Adel, para liderar interinamente o grupo, em razão da morte de Osama bin Laden, informou nesta terça-feira a rede de TV CNN.

Saif Al Adel, um alto dirigente de estratégia e assuntos militares da rede extremista, foi designado chefe "provisório" da Al-Qaeda, assinalou a CNN, citando o ex-militante líbio Noman Benotman, que abandonou o grupo.

O jornal paquistanês The News confirmou a versão, em um artigo baseado em fontes anônimas entrevistadas em Rawalpindi, cidade sede do quartel central das Forças Armadas do Paquistão.

A decisão de escolher Adel, também conhecido por Muhamad Ibrahim Makkawi, ocorre em meio à crescente incerteza sobre o sucessor de Bin Laden, morto em uma operação de comandos dos Estados Unidos no Paquistão, em 2 de maio passado, disse Benotman à CNN.

O segundo na hierarquia da Al-Qaeda, o egípcio Ayman al Zawahiri é apontado como o provável sucessor de Bin Laden.

Benotman disse que a escolha de Adel de forma temporária pode ser uma maneira de medir a reação a um líder de fora da região sagrada muçulmana da Península Arábica na chefia da organização.

Acompanhe tudo sobre:Al QaedaCIAIslamismoTerrorismoTerroristas

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'