Mundo

Al-Qaeda é suspeita de ação na fuga de terroristas

A Interpol emitiu um alerta de segurança global em relação à suspeita de envolvimento do grupo terrorista Al-Qaeda em recentes fugas de prisões em nove países


	Al Qaeda: grupo terrorista é suspeito de envolvimento em fugas em prisões em nove países
 (AFP)

Al Qaeda: grupo terrorista é suspeito de envolvimento em fugas em prisões em nove países (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2013 às 12h57.

Lyon - A agência mundial de polícia Interpol emitiu um alerta de segurança global em relação à suspeita de envolvimento do grupo terrorista Al-Qaeda em recentes fugas de prisões em nove países, entre eles Iraque, Líbia e Paquistão. O escritório da Interpol em Lyon, na França, disse que o alerta acontece após a "fuga de centenas de terroristas e outros criminosos" no último mês.

A agência pediu ajuda a seus 190 países membros para "determinar se algum desses eventos recentes são coordenados e articulados" e transmitir imediatamente qualquer informação que possa ajudar a prevenir outro ataque. Segundo a Interpol, as últimas fugas aconteceram há 10 dias, nas prisões de Abu Ghraib e Taji, no Iraque.

O alerta da agência vem um dia após os EUA também emitirem um alerta de viagem em todo o mundo e ordenarem o fechamento temporário de embaixadas em países islâmicos. O motivo são possíveis planos de ataque por parte do grupo terrorista Al-Qaeda no Oriente Médio ou África do Norte neste mês de agosto. A Interpol destacou ainda que agosto é o mês de aniversário de atentados na Índia, Rússia e Indonésia.

Esta semana também marca o 15º aniversário dos ataques às embaixadas dos Estados Unidos na capital queniana, Nairobi, e Dar es Salaam, na Tanzânia, que mataram mais de 200 cidadãos (em sua maioria africanos) e deixaram milhares de feridos.

Além dos Estados Unidos, Alemanha e Grã-Bretanha também anunciaram que suas embaixadas no Iêmen seriam fechadas no domingo e na segunda-feira, por razões de segurança. Fonte: Dow Jones Newswires e Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:TerrorismoInterpolIslamismoAl Qaeda

Mais de Mundo

Putin e Trump: mídia russa reage de forma negativa ao encontro de presidentes no Alasca

Venezuela se prepara para reação militar contra os EUA com 4,5 milhões de paramilitares mobilizados

Incerteza sobre aliança com os EUA leva Japão a reabrir debate sobre armas nucleares

EUA dependem do Brasil para fazer carne moída, diz entidade americana que pede fim das tarifas