Mundo

Al Gore: altitude pode ter afetado Obama durante debate

Gore não quis questionar o discurso do presidente e disse que a altitude pode ter influenciado no desempenho ruim de Obama


	Al Gore: "Quando se chega a uma altitude de 5 mil pés e só tem algumas horas para se adaptar... Não sei. Talvez (tenha influenciado)", disse o ex-vice-presidente sobre desempenho de Obama
 (Getty Images)

Al Gore: "Quando se chega a uma altitude de 5 mil pés e só tem algumas horas para se adaptar... Não sei. Talvez (tenha influenciado)", disse o ex-vice-presidente sobre desempenho de Obama (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2012 às 21h41.

Washington - O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore acredita que a altitude da cidade de Denver, acima de 1.500 metros, pode ter influenciado no mau desempenho do presidente Barack Obama no primeiro debate presidencial realizado na noite de quarta-feira.

Em uma análise divulgada hoje por vários veículos da imprensa americana, Gore não quis questionar o discurso do presidente e disse que a altitude pode ter influenciado no desempenho ruim de Obama.

"Vou dizer algo polêmico, Obama chegou a Denver às 14h, poucas horas antes do início do debate. Romney fez sua preparação para o debate em Denver. Quando se chega a uma altitude de 5 mil pés (1.525 metros) e só tem algumas horas para se adaptar... Não sei. Talvez (tenha influenciado)", disse Gore.

Denver, apelidada como "a cidade das alturas" ou "Mile High City", tem 17% menos oxigênio no ar do que as cidades ao nível do mar, segundo informou o jornal local "Denver Post" em um artigo sobre a prevenção do mal da altitude.

Os sintomas desse fenômeno incluem dificuldade para respirar, enxaqueca e cansaço. Em muitas pessoas, no entanto, as mudanças de altitude não causam muitos problemas.


O candidato presidencial republicano Mitt Romney dominou o primeiro debate televisivo com o presidente Barack Obama, que esteve cabisbaixo, sem pegada e não soube transmitir com clareza suas ideias, de acordo com o que foi divulgado na imprensa e nas primeiras pesquisas de opinião.

Todos os meios de comunicação americanos afirmaram que o republicano venceu o primeiro encontro entre os dois, no qual os principais temas tratados foram econômicos, o ponto forte do republicano.

Restam para Obama outros dois debates, no dia 16 de outubro, em Nova York, e no dia 22, na Flórida, para tentar se recuperar do mau desempenho em Denver.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado