Mundo

AL é prioridade na política externa do Irã, avisa parlamentar

Uma das primeiras medidas para a parceria será a assinatura de acordos com o Uruguai

Ahmadinejad, do Irã: hoje, Brasil e Venezuela têm laços mais estreitos com o país (Spencer Platt/Getty Images)

Ahmadinejad, do Irã: hoje, Brasil e Venezuela têm laços mais estreitos com o país (Spencer Platt/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de janeiro de 2011 às 08h00.

Brasília – A América Latina foi incluída na lista de prioridades da política externa do Irã, segundo o presidente da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa do Parlamento iraniano, Alaeddin Boroujerdi. A iniciativa foi anunciada depois de uma série de reuniões entre Boroujerdi e a porta-voz do do Congresso do Uruguai, Ivonne Pasada. A uruguaia passou o dia ontem (17) em Teerã. Pasada fica mais um dia no Irã.

De acordo com as duas autoridades, Irã e Uruguai firmarão acordos de parcerias para o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas. Segundo Boroujerdi, há uma consolidação nas relações baseada no respeito mútuo. As informações são da rede de televisão do Irã, a Press TV.

Boroujerdi afirmou ainda que o Parlamento apoiará os esforços para a ampliação das relações entre Irã e os países latino-americanos. Ainda hoje (18) a representante do Uruguai terá uma série de reuniões com integrantes do governo do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad.

Atualmente, Brasil e Venezuela são os países latino-americanos que mantêm relações mais intensas com o Irã. O presidente venezuelano, Hugo Chávez, foi pelo menos uma vez ao Irã, assim como Ahmadinejad esteve na Venezuela.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o principal negociador, no ano passado, da troca de urânio levemente enriquecido do Irã pelo produto enriquecido a um percentual mais baixo. O acordo foi uma tentativa de encerrar o impasse que há sobre o programa nuclear iraniano.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁsiaDiplomaciaIrã - País

Mais de Mundo

Milei é escolhido Economista do Ano pela Ordem dos Economistas do Brasil

Trump anuncia criação de vistos 'Gold Card' por US$ 5 milhões para atrair milionários aos EUA

Ucrânia fecha acordo com EUA sobre recursos minerais, diz imprensa americana

Novo boletim médico do Papa Francisco afirma que condição 'permanece crítica, mas estável'