Mundo

Ajuda ao desenvolvimento atingiu nível sem precedentes

Ajuda aos países pobres aumentou 6,1% em 2013 e alcançou seu nível histórico mais elevado, anunciou a OCDE


	Porto nos Estados Unidos: o páis é o primeiro doador do planeta, com 31,5 bilhões de dólares, equivalentes a 0,19% da renda nacional bruta do país
 (Ben Depp/Bloomberg)

Porto nos Estados Unidos: o páis é o primeiro doador do planeta, com 31,5 bilhões de dólares, equivalentes a 0,19% da renda nacional bruta do país (Ben Depp/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2014 às 14h52.

Paris - A ajuda aos países pobres aumentou 6,1% em 2013 e alcançou seu nível histórico mais elevado, apesar dos problemas orçamentários nos países ricos, anunciou nesta terça-feira a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

No ano passado, a ajuda ao desenvolvimento somou 134,8 bilhões de dólares no total, o que constitui uma alta depois de dois anos de queda, segundo comunicado.

No entanto, se mantém a tendência em baixa para a ajuda destinada aos países mais pobres da África subsaariana, segundo a OCDE.

Os Estados Unidos são o primeiro doador do planeta, com 31,5 bilhões de dólares, equivalentes a 0,19% da renda nacional bruta do país, muito distante do objetivo definido pela ONU de se conceder 0,7% em termos de ajuda pública às nações pobres.

Entre os países que alcançaram ou superaram este objetivo, estão Dinamarca, Luxemburgo, Noruega e Suécia, assim como Reino Unido, que aumentou sua cota de ajuda em 27,8%.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)OCDEPaíses ricosPobreza

Mais de Mundo

Trump anuncia que se reunirá com Putin em 15 de agosto no Alasca

Mais de 1 milhão de imigrantes se 'autodeportaram' dos EUA desde o retorno de Trump

Trump ordena que Exército combata cartéis da América Latina

Após meses de impasse, Armênia e Azerbaijão assinam acordo de paz mediado pelos EUA