Agência de notícias
Publicado em 14 de agosto de 2025 às 15h59.
Última atualização em 14 de agosto de 2025 às 16h06.
A Air Canada anunciou, nesta quinta-feira, 14, a suspensão gradual de voos devido à ameaça de uma greve de tripulantes que pode começar no sábado, em plena alta temporada de viagens.
"Esta manhã, começamos a suspender gradualmente as operações da Air Canada e da Air Canada Rouge", declarou Mark Nasr, vice-presidente executivo e diretor de operações da Air Canada, em uma coletiva de imprensa.
"Todos os voos serão suspensos na manhã de sábado", a menos que as negociações sejam retomadas e se chegue a um acordo até então, acrescentou.
A Air Canada, com sede em Montreal, transporta 130 mil passageiros diariamente, incluindo 25 mil canadenses que podem ficar presos no exterior.
A companhia e o sindicato que representa 10 mil comissários de bordo afirmaram no início desta semana que as negociações para renovar o contrato trabalhista haviam chegado a um ponto morto.
Os trabalhadores exigem aumento salarial e que as horas que trabalham em terra sejam pagas, especialmente durante o embarque, o que não ocorre atualmente.
"Os últimos dias de negociações foram realmente muito superficiais, sem nenhuma oferta substancial", declarou Arielle Meloul-Wechsler, chefe de Recursos Humanos e Assuntos Públicos da Air Canada.
"Nos sentimos muito mal por nossos passageiros; gostaríamos de voltar à mesa de negociações e conseguir um acordo", declarou, por sua vez, Natasha Stea, representante sindical e membro da tripulação de bordo.
Os passageiros afetados por essa disputa poderão mudar seu voo sem custo adicional ou receber um reembolso completo, informou a companhia aérea.
Em uma mensagem nesta quinta-feira no X, a secretária de Emprego do Canadá, Patty Hajdu, se comprometeu a proporcionar "todos os recursos necessários" para ajudar as partes a chegarem a um acordo.
A coletiva de imprensa desta quinta-feira foi interrompida por 15 agentes que se apresentaram ante os executivos com cartazes com a legenda "Trabalho não remunerado é inaceitável".
A Air Canada, a maior companhia aérea do país, opera voos diretos para 180 cidades de todo o mundo.