Mundo

Aiea dará apoio ao Japão na descontaminação de Fukushima

A equipe da agência internacional, composta por 12 analistas, apoiará o processo de retirada de resíduos radioativos

Inspetores da Aiea observam reator da central nuclear de Fukushima, danificado por conta do terremoto e do tsunami que atingiram a costa japonesa no dia 11 de março de 2011 (Ho/AFP)

Inspetores da Aiea observam reator da central nuclear de Fukushima, danificado por conta do terremoto e do tsunami que atingiram a costa japonesa no dia 11 de março de 2011 (Ho/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2011 às 11h27.

Tóquio - Uma equipe da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) visitará o Japão entre os dias 7 e 15 de outubro para dar suporte aos trabalhos de descontaminação das zonas próximas a usina nuclear de Fukushima.

A equipe, composta por 12 analistas, apoiará o processo de retirada de resíduos radioativos, segundo informou o porta-voz do governo japonês, Osamu Fujimura, em declarações a agência de notícia local Kyodo.

"Esperamos avançar na descontaminação da área ao unir os conhecimentos especializados do Japão ao de outros países", disse o porta-voz.

Os trabalhadores que realizarão a limpeza, entre eles engenheiros civis, pintores e voluntários, participarão de um workshop de dois dias, que começa nesta terça-feira, sobre o processo de descontaminação. Eles aprenderão como se proteger da radiação e quais as ferramentas necessárias para retirar as substâncias poluentes de esgotos e fundações.

A usina de Fukushima foi danificada por conta do terremoto e do tsunami que atingiram a costa japonesa no dia 11 de março desse ano.

Acompanhe tudo sobre:AIEAÁsiaDesastres naturaisJapãoPaíses ricosTerremotosTsunamiUsinas nucleares

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia