Mundo

AIEA afirma que Irã respeita compromissos no dossiê nuclear

Entre outros pontos, a AIEA observou que o Irã "não tem enriquecido urânio" além dos níveis previstos no acordo


	Acordo nuclear: este parecer favorável permite a continuação da aplicação do acordo e normalização das relações econômicas internacionais
 (Mohammad Berno/AFP)

Acordo nuclear: este parecer favorável permite a continuação da aplicação do acordo e normalização das relações econômicas internacionais (Mohammad Berno/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de fevereiro de 2016 às 14h25.

O Irã respeita os compromissos relacionados a seu programa nuclear, afirmou nesta sexta-feira a Associação Internacional de Energia Atômica (AIEA), no primeiro balanço após a entrada em vigor, em janeiro, do fim das sanções contra Teerã.

Entre outros pontos, a AIEA observou que o Irã "não tem enriquecido urânio" além dos níveis previstos no acordo, nem violado as orientações relativas ao seu reator de água pesada em Arak.

Este parecer favorável permite a continuação da aplicação do acordo e normalização das relações econômicas internacionais com esta potência petrolífera.

AIEA, uma instituição da ONU, é responsável por assegurar o cumprimento por Teerã das obrigações destinadas a garantir a natureza exclusivamente pacífica do seu programa nuclear, nomeadamente através de uma redução drástica das suas capacidades.

De acordo com o acordo concluído em 14 de julho em Viena entre Teerã e as potências do chamado P5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha), as sanções internacionais podem ser restabelecidas em caso de violação do acordo.

Teerã sempre negou a intenção de adquirir armas nucleares e reivindica o direito de explorar a indústria nuclear.

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaÁsiaEnergiaIrã - PaísEnergia nuclearAIEA

Mais de Mundo

Marchas em apoio aos palestinos reúnem centenas de milhares de pessoas na Europa

Ato de campanha de Milei provoca incidentes com detidos na Argentina

Ataque russo a estação de trem na Ucrânia deixa ao menos um morto e 30 feridos

Trump adverte Hamas para que não atrase acordo de paz em Gaza