Mundo

AIE: menos de 1% do uso do petróleo saiu do mercado

A agência diz que pode compensar adequadamente uma potencial queda na oferta, afirmando que está preparada para liberar seus estoques de emergência

A AIE não detalhou as razões da queda na oferta de petróleo (Joe Raedle/Getty Images)

A AIE não detalhou as razões da queda na oferta de petróleo (Joe Raedle/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de fevereiro de 2011 às 16h20.

São Paulo - A Agência Internacional de Energia (AIE) estima, com base em informes do setor, que entre 500 mil e 750 mil barris por dia de petróleo, ou menos de 1% do consumo global diário, foram removidos do mercado no momento. A agência diz que pode compensar adequadamente uma potencial queda na oferta, afirmando que está preparada para liberar seus estoques de emergência, que são suficientes para cobrir 145 dias de importações de seus países-membros.

"Coletivamente, os membros da AIE têm 1,6 bilhão de barris em estoques de petróleo de emergência à sua disposição", afirmou a agência, em comunicado depois da reunião ordinária trimestral, na qual o comitê diretor discutiu os acontecimentos no mercado de petróleo global.

A AIE não detalhou as razões da queda na oferta de petróleo. Hoje, os países europeus que importam petróleo da Líbia disseram que há petróleo suficiente nos mercados para compensar a perda da produção líbia provocada pelos distúrbios violentos no país. "A AIE e seus países membros continuam a monitorar a situação de perto", acrescenta o comunicado.

A agência disse também que está em contato com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e grandes países produtores. "A AIE ressalta os informes sobre a disposição deles de recorrer à capacidade ociosa para garantir a oferta adicional se necessário", diz o comunicado. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoIndústria do petróleoIndústrias em geralEnergiaIndústria

Mais de Mundo

Trump intensifica retórica repressiva com ameaça de 'guerra' em Chicago

Argentina encara eleição provincial crucial na disputa entre Milei e o peronismo

Modi garante a Trump que "sempre serão amigos" apesar da tensão por tarifas

Como funciona uma canonização? Entenda a cerimônia que vai reconhecer primeiro santo millennial