Mundo

Ahmadinejad faz advertência contra ataque ao Irã

Segundo o presidente do país, Estados Unidos e Israel desejam atacar o Irã para combater a crescente influência da República Islâmica

Ahmadinejad: "o Irã aumentou suas capacidades e continua progredindo, e por esta razão é capaz de rivalizar com o mundo" (Spencer Platt/Getty Images)

Ahmadinejad: "o Irã aumentou suas capacidades e continua progredindo, e por esta razão é capaz de rivalizar com o mundo" (Spencer Platt/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2011 às 08h09.

Cairo - O presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad declarou que Estados Unidos e Israel desejam atacar o Irã para combater a crescente influência da República Islâmica e advertiu contra qualquer agressão ao país, em uma entrevista ao jornal egípcio Al-Akhbar.

"O Irã aumentou suas capacidades e continua progredindo, e por esta razão é capaz de rivalizar com o mundo. Agora Israel e o Ocidente, em especial os Estados Unidos, temem as capacidades e o papel do Irã", disse Ahmadinejad.

"Buscam apoio internacional para suprimir a influência (do Irã). Os arrogantes devem saber que o Irã não permitirá esta agressão", completou.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) divulgará na terça-feira um relatório sobre o controverso programa nuclear iraniano, em um contexto de ameaça israelense de intervenção militar contra o Irã.

Segundo fontes diplomáticas ocidentais, a AIEA deve publicar na terça-feira um relatório com dados que respaldam as suspeitas sobre o caráter militar do programa nuclear iraniano, apesar dos desmentidos do governo de Teerã, que admite apenas objetivos civis.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEstados Unidos (EUA)Irã - PaísIsraelPaíses ricos

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia