Mundo

Ahmadinejad faz advertência contra ataque ao Irã

Segundo o presidente do país, Estados Unidos e Israel desejam atacar o Irã para combater a crescente influência da República Islâmica

Ahmadinejad: "o Irã aumentou suas capacidades e continua progredindo, e por esta razão é capaz de rivalizar com o mundo" (Spencer Platt/Getty Images)

Ahmadinejad: "o Irã aumentou suas capacidades e continua progredindo, e por esta razão é capaz de rivalizar com o mundo" (Spencer Platt/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2011 às 08h09.

Cairo - O presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad declarou que Estados Unidos e Israel desejam atacar o Irã para combater a crescente influência da República Islâmica e advertiu contra qualquer agressão ao país, em uma entrevista ao jornal egípcio Al-Akhbar.

"O Irã aumentou suas capacidades e continua progredindo, e por esta razão é capaz de rivalizar com o mundo. Agora Israel e o Ocidente, em especial os Estados Unidos, temem as capacidades e o papel do Irã", disse Ahmadinejad.

"Buscam apoio internacional para suprimir a influência (do Irã). Os arrogantes devem saber que o Irã não permitirá esta agressão", completou.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) divulgará na terça-feira um relatório sobre o controverso programa nuclear iraniano, em um contexto de ameaça israelense de intervenção militar contra o Irã.

Segundo fontes diplomáticas ocidentais, a AIEA deve publicar na terça-feira um relatório com dados que respaldam as suspeitas sobre o caráter militar do programa nuclear iraniano, apesar dos desmentidos do governo de Teerã, que admite apenas objetivos civis.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)IsraelIrã - País

Mais de Mundo

Governo da Itália desmantela esquema de fraudes para obtenção de cidadania

Trump conversou por telefone com Maduro sobre possível encontro, diz jornal

Trump diz que vai cancelar 92% das ordens assinadas por Biden

Acordo UE-Mercosul: votação dos países europeus ocorrerá entre 16 e 19 de dezembro