Mundo

Ahmadinejad faz advertência contra ataque ao Irã

Segundo o presidente do país, Estados Unidos e Israel desejam atacar o Irã para combater a crescente influência da República Islâmica

Ahmadinejad: "o Irã aumentou suas capacidades e continua progredindo, e por esta razão é capaz de rivalizar com o mundo" (Spencer Platt/Getty Images)

Ahmadinejad: "o Irã aumentou suas capacidades e continua progredindo, e por esta razão é capaz de rivalizar com o mundo" (Spencer Platt/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2011 às 08h09.

Cairo - O presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad declarou que Estados Unidos e Israel desejam atacar o Irã para combater a crescente influência da República Islâmica e advertiu contra qualquer agressão ao país, em uma entrevista ao jornal egípcio Al-Akhbar.

"O Irã aumentou suas capacidades e continua progredindo, e por esta razão é capaz de rivalizar com o mundo. Agora Israel e o Ocidente, em especial os Estados Unidos, temem as capacidades e o papel do Irã", disse Ahmadinejad.

"Buscam apoio internacional para suprimir a influência (do Irã). Os arrogantes devem saber que o Irã não permitirá esta agressão", completou.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) divulgará na terça-feira um relatório sobre o controverso programa nuclear iraniano, em um contexto de ameaça israelense de intervenção militar contra o Irã.

Segundo fontes diplomáticas ocidentais, a AIEA deve publicar na terça-feira um relatório com dados que respaldam as suspeitas sobre o caráter militar do programa nuclear iraniano, apesar dos desmentidos do governo de Teerã, que admite apenas objetivos civis.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEstados Unidos (EUA)Irã - PaísIsraelPaíses ricos

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique