Mundo

Ahmadinejad chama Israel de 'mosquito' e ataca sua 'retórica belicista'

Presidente iraniano acusou Israel e potências ocidentais de impedir o progresso do Irã

Israel teria planejado derrubar o governo de Ahmadinejad contra a "ameça nuclear" do país (Daniella Zalcman/Wikimedia Commons)

Israel teria planejado derrubar o governo de Ahmadinejad contra a "ameça nuclear" do país (Daniella Zalcman/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de maio de 2012 às 14h32.

Teerã - O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, disse neste sábado que Israel é um 'mosquito' e atacou a 'retórica belicista' do país durante um ato público na província de Khorasan Razavi, informou a agência local 'Fars'.

'Israel não é mais que um mosquito que não pode enxergar todo o horizonte da nação iraniana', afirmou Ahmadinejad. Segundo o líder, Israel e as potências ocidentais tentam em vão impedir o progresso do Irã com acusações sem fundamentos.

'Nossos inimigos sabem que se o Irã mantiver a rapidez no desenvolvimento se transformará numa nação avançada e nunca mais poderá ser desafiada', disse o governante.

Nos últimos meses, Israel e Estados Unidos ameaçaram atacar o território iraniano para impedir o desenvolvimento do programa nuclear do país árabe, que segundo a comunidade internacional tem fins armamentistas. Teerã, no entanto, garante que o programa é exclusivamente civil e pacífico.

O Irã respondeu que em caso de agressão dará uma resposta militar 'arrasadora' e afirmou que é capaz de alcançar o território de Israel e todas as bases e navios dos EUA no Oriente Médio, Golfo Pérsico e Ásia Central. EFE

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaOriente MédioIsraelIrã - País

Mais de Mundo

Europa deve assumir 'maior parte do fardo' da segurança da Ucrânia, diz vice de Trump

Egito acusa Israel de ignorar proposta de trégua em Gaza aceita pelo Hamas

Na Argentina, carteira de motorista e impostos agora podem ser pagos com criptomoedas; entenda

China critica mobilização militar dos EUA no Caribe e rejeita interferência na Venezuela