Mundo

Água radioativa de Fukushima não preocupa, diz autoridade

Consequências para o meio ambiente da água radioativa de Fukushima não são tão preocupantes, afirmou o presidente da autoridade reguladora do setor

Inspeção da usina nuclear de Fukushima: "não é necessário preocupar-se excessivamente", disse autoridade nuclear (Tepco/AFP)

Inspeção da usina nuclear de Fukushima: "não é necessário preocupar-se excessivamente", disse autoridade nuclear (Tepco/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2013 às 09h56.

Tóquio - As consequências para o meio ambiente da água radioativa da central nuclear acidentada de Fukushima não são tão preocupantes, afirmou o presidente da autoridade reguladora do setor.

"Não se pode negar que há vazamentos de água contaminada, mas não é necessário preocupar-se excessivamente com as consequências no meio ambiente", disse Shuniche Tanaka.

"Não acredito que o que disse Abe seja cientificamente falso", acrescentou Tanaka, em referência ao discurso do primeiro-ministro Shinzo Abe em Buenos Aires.

Na capital argentina, ao apresentar a candidatura de Tóquio para os Jogos Olímpicos de 2020, Abe disse que o risco era limitado e a situação estava controlada.

"Não olhem as manchetes dos jornais, olhem a realidade: as consequências estão bloqueadas na zona de 0,3 quilômetro quadrado", disse Abe.

"Deixem-me assegurar que a situação está sob controle: isto não afeta e nunca afetará Tóquio", completou o chefe de Governo japonês.

Ao ser questionado sobre as declarações, que não foram bem recebidas entre a opinião pública, Tanaka disse que "era uma declaração pessoal".

"Saber se a situação está sob controle ou não é uma apreciação pessoa, isto varia de um indivíduo para outro", disse Tanaka.

"O pior que poderia acontecer à centra seria um terremoto ou tsunami que acabasse com o trabalho efetuado até agora", concluiu.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-nuclearesFukushimaMeio ambienteUsinas nucleares

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia