Nesta quinta-feira, 24, o Vaticano divulgou como serão conduzidas as cerimônias finais do Papa Francisco. A despedida inclui o fechamento do caixão na sexta-feira, 25, e o sepultamento no sábado, 26, seguindo os ritos solenes previstos no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, o manual oficial dos funerais papais.
O pontífice teve a morte confirmada nesta segunda-feira, 21. O boletim médico divulgado no mesmo dia, informou o papa sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), coma e colapso cardiocirculatório irreversível.
Entre os elementos simbólicos do ritual estão rezas em latim, o uso de água benta e o depósito de uma bolsa com moedas e medalhas do pontificado dentro do caixão. As celebrações seguem tradições litúrgicas específicas da Santa Sé.
Enquanto isso, o velório público na Basílica de São Pedro segue em seu segundo dia, já tendo recebido mais de 60 mil visitantes, segundo informações do Vaticano. As homenagens se encerram às 14h (horário de Brasília) desta sexta-feira, com o fechamento do caixão previsto para uma hora depois. (Veja a seguir os detalhes de cada rito)
Cerimônia de fechamento do caixão
A cerimônia começa com a leitura de uma ata oficial pelo mestre de cerimônias Diego Ravelli, que é assinada por alguns presentes. Em seguida, são feitas orações intercaladas por momentos de silêncio, parte delas em latim e a homilia em italiano.
Depois, Ravelli cobre o rosto do papa com um véu de seda branca e asperge o corpo com água benta. No interior do caixão são colocadas a bolsa com moedas e medalhas cunhadas durante o pontificado, além da ata em um tubo selado.
O caixão recebe uma tampa de zinco, onde constam o nome do pontífice, seu brasão, uma cruz e as datas de seu nascimento e papado. A tampa é selada com os carimbos da Santa Igreja Romana, da Casa Pontifícia, do Escritório das Celebrações Litúrgicas e do Capítulo Vaticano.
Por fim, a tampa externa de madeira é fechada, com o brasão e a cruz do papa visíveis.
Logo após, será celebrada a missa Exéquia em homenagem ao pontífice. No sábado, outra cerimônia religiosa está programada na Basílica e na Praça de São Pedro, reunindo líderes de Estado e autoridades internacionais.
-
1/11
Cardeal da Igreja Católica, Pietro Parolin, dia 23/fev/2014
(Cardeal Pietro Parolin - Itália: é o atual secretário de Estado do Vaticano, ocupando o segundo posto mais importante na hierarquia da Santa Sé desde 2013. Foi o primeiro cardeal nomeado pelo Papa Francisco, em 2013.)
-
2/11
O cardeal Matteo Maria Zuppi observa enquanto participa da segunda sessão da segunda Assembleia Sinodal das Igrejas na Itália, no salão Paulo VI, no Vaticano, em 1º de abril de 2025
(Cardeal Matteo Zuppi - Itália: arcebispo de Bolonha desde 2015 e também foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2019.)
-
3/11
Cardeal Pierbattista Pizzaballa - Itália: Patriarca Latino de Jerusalém e foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2023. Como líder da Igreja Católica no Oriente Médio, o italiano é frequentemente elogiado pelo trabalho em prol do diálogo inter-religioso entre cristãos, judeus e muçulmanos
(Cardeal Pierbattista Pizzaballa - Itália: Patriarca Latino de Jerusalém e foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2023. Como líder da Igreja Católica no Oriente Médio, o italiano é frequentemente elogiado pelo trabalho em prol do diálogo inter-religioso entre cristãos, judeus e muçulmanos)
-
4/11
O cardeal Jean-Marc Aveline acaba de receber o caixão do ex-prefeito de Marselha, Jean-Claude Gaudin, e está a caminho da catedral para celebrar o funeral em Marselha, França, em 23 de maio de 2024.
(O cardeal Jean-Marc Aveline acaba de receber o caixão do ex-prefeito de Marselha, Jean-Claude Gaudin, e está a caminho da catedral para celebrar o funeral em Marselha, França, em 23 de maio de 2024.)
-
5/11
(Cardeal Péter Erdo - Hungria: arcebispo de Esztergom-Budapeste, foi durante muito tempo o cardeal mais jovem da Europa. Tem postura conservadora e formação acadêmica sólida.)
-
6/11
(Cardeal José Tolentino de Mendonça - Portugal: atual prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, cargo que ocupa desde 2022. Poeta, teólogo e intelectual renomado, ele também foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco, em 2019)
-
7/11
(Cardeal Mario Grech - Malta: Ordenado sacerdote em 1984 e nomeado bispo de Gozo em 2005, também por Francisco, Grech é conhecido por sua abordagem pastoral e pelo foco em questões relacionadas ao diálogo inter-religioso e justiça social.)
-
8/11
(Cardeal Luis Antonio Tagle - Filipinas: atual cardeal-arcebispo de Manila. Foi nomeado cardeal pelo Papa Bento XVI em 2012. Tagle é conhecido por seu compromisso com a justiça social, o combate à pobreza e a defesa dos direitos humanos, além de ser defensor do diálogo inter-religioso.)
-
9/11
(Cardeal Robert Francis Prevost - EUA: bispo emérito de Chiclayo, no Peru. Em 2023, foi nomeado prefeito do Dicastério para os Bispos)
-
10/11
(Cardeal Fridolin Ambongo Besungu - República Democrática do Congo: arcebispo de Kinshasa desde 2018. Em 2019, o Papa Francisco o elevou ao cardinalato)
-
11/11
Brasilia - Bispo auxiliar de Braslia (DF) e secretrio geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner fala sobre arenncia do papa Bento XVI ao posto de lder da Igreja Catlica.
(Cardeal Leonardo Ulrich Steiner - Brasil: Anunciado pelo Papa como cardeal da Igreja Católica em maio de 2022, Steiner tornou-se o primeiro cardeal da Amazônia brasileira)
Sepultamento
No sábado, 26, o corpo será levado em procissão até a Basílica de Santa Maria Maggiore, no centro de Roma, onde será sepultado. Ao chegar ao local da sepultura, novas orações em latim são feitas por Diego Ravelli.
Mais selos do camarlengo Kevin Farrell e de outras instituições vaticanas são aplicados ao caixão. Depois, o caixão é colocado na tumba e aspergido novamente com água benta.
Um documento oficial que certifica o sepultamento é redigido pelo notário do Capítulo Liberiano, lido em voz alta e assinado por Ravelli, o camarlengo, o Regente da Casa Pontifícia e o próprio notário.
Com isso, tem início o período oficial de nove dias de luto da Igreja Católica. Uma missa em sufrágio ao Papa Francisco será realizada no domingo, 27, às 10h30 no horário local (5h30 em Brasília), na Basílica de São Pedro.
Velório público segue com grande presença
A Basílica de São Pedro foi reaberta ao público às 2h desta quinta-feira, 24, horário de Brasília, para que os fiéis possam se despedir do papa. A cerimônia de velório, iniciada na quarta-feira, termina nesta sexta-feira às 14h.
Na quarta, o encerramento do velório precisou ser adiado devido à grande quantidade de fiéis presentes. O fechamento oficial aconteceu por volta das 20h50 (horário de Brasília), quase duas horas além do previsto.
Até a manhã desta quinta, o Vaticano informou que cerca de 48.600 pessoas já haviam passado pela Basílica desde o início do velório, com longas filas ainda sendo registradas.
O funeral oficial do Papa Francisco será celebrado na manhã de sábado, às 5h no horário de Brasília.
-
1/31
(Papa Francisco torna obrigatórias regras contra corrupção em gastos no Vaticano)
-
2/31
Papa Francisco no Vaticano
(Papa Francisco no Vaticano)
-
3/31
Velas e mensagens de cura para o Papa Francisco são colocadas na estátua de João Paulo II do lado de fora do hospital Gemelli, onde o Papa está hospitalizado com pneumonia, em Roma, em 26 de fevereiro de 2025. (Foto de Alberto PIZZOLI / AFP)
(ITALY-VATICAN-POPE-HEALTH)
-
4/31
Papa Francisco deixa o hospital após 11 dias internado
(Papa Francisco deixa o hospital após 11 dias internado)
-
5/31
O Papa Francisco preside uma missa durante as primeiras Vésperas e a oração do Te Deum como parte das celebrações de Ano Novo na Basílica de São Pedro, no Vaticano, em 31 de dezembro de 2024. (Foto de Andreas SOLARO / AFP)
(Papa Francisco)
-
6/31
Papa Francisco em Aparecida do Norte durante a Jornada Mundial da Juventude de 2013
(size_960_16_9_papa9.JPG)
-
7/31
FASANO, ITÁLIA - 14 DE JUNHO: (NOTA DO EDITOR: USO ESTRITAMENTE EDITORIAL SOMENTE - SEM MERCADORIAS). O Papa Francisco se encontra com Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente do Brasil, durante a Cúpula dos Líderes do G7 no segundo dia da 50ª cúpula do G7 em Borgo Egnazia em 14 de junho de 2024 em Fasano, Itália. A cúpula do G7 em Puglia, sediada pela primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, a sétima realizada na Itália, reúne líderes dos sete estados-membros, o Conselho da UE e a Comissão da UE. As discussões se concentrarão em tópicos como África, mudanças climáticas, desenvolvimento, Oriente Médio, Ucrânia, migração, segurança econômica Indo-Pacífico e inteligência artificial. (Foto do Vaticano Media via Vatican Pool/Getty Images)
(Lula e Papa Francisco)
-
8/31
Foto tirada e divulgada em 12 de fevereiro de 2024 pela The Vatican Media mostra o papa Francisco (D) durante uma reunião privada com o presidente argentino, Javier Milei, no Vaticano
(urn_newsml_afp.com_20240212_62d7b929-5118-4113-acfb-aaf1fd305357_ipad)
-
9/31
Donald Trump e o papa Francisco durante encontro no Vaticano em 24/05/2017
(Donald Trump e o papa Francisco durante encontro no Vaticano em 24/05/2017)
-
10/31
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reúne com o papa Francisco no Vaticano durante visita à Itália
(Presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reúne com o papa Francisco no Vaticano durante visita à Itália)
-
11/31
Papa Francisco é visto em 25 de novembro de 2014, em Estrasburgo, França
(size_960_16_9_papa-francisco.jpg)
-
12/31
O ex-presidente e atual senador do Uruguai, José Mujica (E), foi recebido pelo papa Francisco
(size_960_16_9_jose-mujica.jpg)
-
13/31
Papa Francisco se reúne com Angela Merkel
(size_960_16_9_francisco-merkel.jpg)
-
14/31
Papa Francisco e Raúl Castro
(size_960_16_9_papa-castro.JPG)
-
15/31
Papa Francisco (d) com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas
(size_960_16_9_foto_1.jpg)
-
16/31
Papa Francisco cumprimenta o presidente de Israel, Shimon Peres
(size_960_16_9_2013-04-30T123318Z_12726748.jpg)
-
17/31
Papa Francisco durante visita aos Emirados Árabes
(Papa Francisco durante visita aos Emirados Árabes)
-
18/31
Papa Francisco
(Papa Francisco)
-
19/31
Papa Francisco recebe líderes de comunidade indígena da Amazônia no Vaticano
17/10/2019
Mídia do Vaticano/Divulgação via REUTERS
(Papa Francisco recebe líderes de comunidade indígena da Amazônia no Vaticano)
-
20/31
Menino rouba a cena e sobe no palco durante audiência do papa Francisco
(Menino rouba a cena e sobe no palco durante audiência do papa Francisco)
-
21/31
Papa reencontra fiéis em primeira audiência em público em seis meses
(papa-francisco-entra-fies)
-
22/31
Papa Francisco encontra um grupo de refugiados Rohingya em Bangladesh, dia 01/12/2017
(Papa Francisco encontra um grupo de refugiados Rohingya em Bangladesh, dia 01/12/2017)
-
23/31
Papa Francisco comemora aniversário com pizza gigante em 19/12/2017
(Papa Francisco comemora aniversário com pizza gigante em 19/12/2017)
-
24/31
Papa Francisco abraça uma criança ao chegar para sua audiência semanal na Praça de São Pedro, no Vaticano
(size_960_16_9_2013-06-19T091740Z_1360699622_GM1E96J1BZ801_RTRMADP_3_POPE.JPG)
-
25/31
Papa Francisco cumprimenta católicos na praça de Gwanghwamun, em Seul
(size_960_16_9_papa-francisco-coreia-do-sul.JPG)
-
26/31
Papa Francisco no Chile
(Papa Francisco no Chile)
-
27/31
Papa Francisco acena aos fiéis em sua chegada ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
(size_960_16_9_tag-reuters-_63_.jpg)
-
28/31
Papa Francisco segura uma pomba antes da audiência geral de quarta na Praça de São Pedro, no Vaticano
(size_960_16_9_2013-05-15T151316Z_1039376274_GM1E95F1S8T01_RTRMADP_3_POPE.JPG)
-
29/31
Papa Francisco de papamóvel à Praça de São Pedro para sua missa inaugural, no Vaticano
(size_960_16_9_papa2.jpg)
-
30/31
Papa Francisco fotografado durante a abertura da Conveção Pastoral da Diocese de Roma, no Vaticano
(size_960_16_9_2013-07-19T124611Z_1_BSPE96I0ZH300_RTROPTP_4_MUNDO-RELIGIAO-PAPA-REFORMA.JPG)
-
31/31
Papa Francisco no balcão da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em julho de 2013, durante Jornada Mundial da Juventude
(size_960_16_9_papa14.JPG)