Mundo

Agentes resgatam 3 mineiros em Honduras

Mineiros ficaram soterrados em uma mina artesanal de ouro no município de El Corpus

Garimpeiros na mina de ouro que desmoronou em San Juan Arriba, ao sul de Honduras (Jorge Cabrera/Reuters)

Garimpeiros na mina de ouro que desmoronou em San Juan Arriba, ao sul de Honduras (Jorge Cabrera/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2014 às 16h28.

San Juan Arriba - Os serviços de emergência conseguiram resgatar com vida nesta sexta-feira três dos 11 mineiros retidos há dois dias em uma mina artesanal de ouro no sul de <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/honduras">Honduras</a></strong>, mas a condição dos oito restantes ainda é desconhecida.</p>

Eles ficaram soterrados na quarta-feira à tarde em uma mina no município de El Corpus, quando estacas de mandeira que sustentam os corredores da mina caíram na entrada e bloquearam a passagem.

"Já resgatamos três dos mineiros, graças a Deus. Agora vamos continuar procurando os outros oito", disse a jornalistas o chefe do órgão estatal Comissão Permanente de Contingências (COPECO), Moisés Alvarado.

Os três mineiros foram retirados de ambulância e levados a um hospital estatal na cidade de Choluteca. O socorrista da Cruz Verde de El Salvador, Oscar Cruz, comentou que os três estavam desidratados e que um deles tinha uma fratura na perna direita.

O presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, escreveu na sua conta no Twitter: "Graças a Deus e aos agentes de resgate três dos hondurenhos retidos na mina já vão rumo ao hospital." Agentes e mineiros continuavam extraindo terra e pedras com as mãos e algumas ferramentas dos túneis estreitos em uma dramática luta contra o relógio para encontrar os outros oito trabalhadores, diante da angústia de centenas de familiares reunidos nas proximidades da entrada da mina.

A mina, que operava ilegalmente, está situada em uma região montanhosa com mais de 50 pontos de exploração artesanal subterrâneos que formam labirintos complicados e estreitos. A extração de ouro foi retomada na área porque o preço do metal disparou no mercado mundial há alguns anos.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-trabalhoDesabamentosHonduras

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'