Mundo

Agentes do FBI são solicitados a detalhar investigação da invasão do Capitólio

O Departamento de Justiça dos EUA pede que funcionários do FBI informem qual foi sua participação nas investigações do 6 de janeiro

Publicado em 3 de fevereiro de 2025 às 08h43.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos está solicitando que milhares de funcionários e agentes do FBI, o órgão de polícia federal dos Estados Unidos, preencham um questionário de 12 perguntas detalhando seu trabalho nas investigações do ataque de 6 de janeiro ao Capitólio.

O questionário, que deve ser preenchido até as 15h desta segunda-feira, solicita que agentes e oficiais do FBI forneçam detalhes sobre seu cargo, informem se participaram das investigações de 6 de janeiro e, se sim, de que maneira.

Os agentes e funcionários também são questionados sobre sua participação nas atividades de vigilância, nos esforços de descoberta, nos procedimentos de grande júri, nas entrevistas com testemunhas e na revisão de intimações.

Além disso, precisam responder se seguiram pistas enviadas por outros escritórios de campo e se realizaram outras tarefas administrativas relacionadas aos casos.

O movimento dentro do FBI ocorre em meio a uma reestruturação do Departamento de Justiça, que demitiu cerca de 30 promotores que atuaram em casos relacionados ao 6 de janeiro.

Reportagem do site Politico afirma que o questionário contribuiu para o clima de ansiedade dentro do FBI de que aqueles considerados “desleais” ao presidente Donald Trump sofram retaliações.

O clima de tensão começou a aumentar no dia 20 de janeiro, quando, assim que assumiu a Presidência novamente, Trump concedeu perdão a todos os condenados pelos atos de 6 de janeiro de 2021.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)FBIDonald Trump

Mais de Mundo

Miguel Uribe, pré-candidato à presidência da Colômbia, morre após ser baleado em comício

Austrália anuncia reconhecimento do Estado palestino na ONU em setembro

Mexicana cumpre pena inédita por criticar políticos poderosos nas redes

Terremoto de magnitude 6,1 atinge a Turquia e causa desabamento de prédios