Mundo

Agências de rating confirmam nota máxima da EFSF

Melhor rating possível é reiterado em comunicado, dois dias após divulgação de novo plano

Fundo de resgate europeu teve capacidade aumentada (Sean Gallup/Getty Images)

Fundo de resgate europeu teve capacidade aumentada (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2011 às 08h47.

São Paulo - As três principais agências de avaliação de risco - Standard & Poor's, Moody's Investors Service e a Fitch - confirmaram os ratings AAA da Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês), o fundo de resgate europeu. O nível mais elevado dos ratings foi reiterado com base nas emendas decididas em julho e que entraram em vigor no dia 18 de outubro, elevando a capacidade de empréstimos do fundo para 440 bilhões de euros (US$ 622 bilhões), com um comprometimento garantido de 780 bilhões de euros, informou a EFSF em um comunicado.

As três agências reiteraram o melhor rating possível, o que significa AAA na escala da S&P e Fitch e PAaa da Moody's, observou o comunicado divulgado dois dias após os líderes da União Europeia anunciarem, após uma maratona de negociações, um plano complexo para controlar a crise do endividamento grego e fortalecer os bancos da União Europeia.

O rating de curto prazo da EFSF também foi fixado no nível mais alto das respectivas escalas das agências - A-1+ na S&P, (P)P-1 na Moody's e F1+ na Fitch, observa o comunicado. "A confirmação dos rating de crédito no grau mais alto possível mostra a confiança na estratégia da zona do euro em restaurar a estabilidade financeira", disse, o executivo-chefe da EFSF, Klaus Regling.

A S&P, ao reiterar o rating AAA na sexta-feira, informou que a fixação de uma perspectiva estável reflete a probabilidade "quase certa" de que os governos da UE vão respaldar a EFSF no caso de um evento de tensão financeira. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasCâmbioMoedasMercado financeiroFitchAgências de ratingEuroMoody'sStandard & Poor'sRating

Mais de Mundo

Venezuela denuncia que EUA retiveram barco pesqueiro por oito horas em águas venezuelanas

Ucrânia bombardeia importante refinaria de petróleo na Rússia, afirma Moscou

Rússia reivindica captura de localidade em região do centro-leste da Ucrânia

Romênia afirma que drone violou seu espaço aéreo durante ataques russos contra a Ucrânia