Mundo

Agência nuclear da ONU agenda reunião com Irã

Reunião agendada para 15 de maio tem o objetivo de permitir que seus inspetores retomem a investigação parada sobre a suspeita de pesquisa de bomba nuclear


	ONU: a Agência Internacional de Energia Atômica vem tentando há mais de um ano persuadir o Irã a conceder acesso aos funcionários a locais, documentos e funcionários para a sua investigação
 (REUTERS/ Joshua Lott)

ONU: a Agência Internacional de Energia Atômica vem tentando há mais de um ano persuadir o Irã a conceder acesso aos funcionários a locais, documentos e funcionários para a sua investigação (REUTERS/ Joshua Lott)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de abril de 2013 às 16h55.

Viena - A agência nuclear da ONU disse nesta terça-feira que irá realizar uma nova reunião com o Irã em 15 de maio com o objetivo de permitir que seus inspetores retomem a investigação parada sobre a suspeita de pesquisa de bomba nuclear por parte do Estado islâmico.

A Agência Internacional de Energia Atômica vem tentando há mais de um ano persuadir o Irã a conceder acesso aos funcionários da AIEA a locais, documentos e funcionários para a sua investigação. Teerã diz que seu programa nuclear é inteiramente pacífico.

Diplomatas ocidentais acusam o Irã de obstrução e alguns dizem que a AIEA poderá em breve precisar endurecer com Teerã, mas a agência da ONU com sede em Viena afirma que está empenhada em prosseguir o diálogo com as autoridades iranianas.

"A agência e o Irã concordaram em realizar novas negociações em Viena em 15 de maio", disse o porta-voz da AIEA, Gill Tudor.

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaÁsiaEnergiaONUIrã - PaísEnergia nuclear

Mais de Mundo

Possível vazamento de Nobel da Paz será investigado após alta misteriosa em casas de apostas

María Machado vê seu Nobel como um 'impulso para concluir' tarefa pela 'liberdade' da Venezuela

Milei está 'comprometido em tirar a China' da Argentina, diz Bessent

China anuncia taxas sobre navios americanos e amplia disputa marítima com os EUA