Mundo

Agência de Energia Atômica compara acidentes nucleares no Japão com Chernobyl

Para a instituição, o total de vítimas no Japão pode ultrapassar 10 mil mortos

No incidente de Chernobyl, 2,3 milhões de pessoas foram afetadas pela radiação em 1986 (Sergei Supinsky/AFP)

No incidente de Chernobyl, 2,3 milhões de pessoas foram afetadas pela radiação em 1986 (Sergei Supinsky/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de maio de 2011 às 09h01.

Brasília – O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), Yukiya Amano, comparou os acidentes nucleares ocorridos no Japão nos últimos dias, em consequência da série de terremotos e do tsunami, ao cenário de Chernobyl. Em abril de 1986, na Ucrânia, ocorreu o acidente nuclear de Chernobyl, quando um reator da usina explodiu e liberou uma nuvem radioativa contaminando pessoas, animais e o meio ambiente.

"É muito improvável que este acidente se mova em direção a uma situação comparável ao que ocorreu em Chernobyl. [Mas esta] crise não foi causada por erro humano ou falha técnica", disse o diretor-geral.

Para Amano, o total de vítimas no Japão pode ultrapassar 10 mil mortos. A informação se contrapõe ao que afirmam as autoridades japonesas. O governo do Japão nega quaisquer semelhanças entre o que ocorre no país e o que houve em Chernobyl. As informações são da Rádio França Internacional (RFI), que é pública.

O diretor-geral disse que nos próximos dias chegam ao Japão peritos da agência que examinarão em detalhes o que houve e também estarão prontos para oferecer “assistência técnica” às autoridades japonesas. Ele elogiou os esforços e a transparência do governo japonês ao informar a comunidade internacional.

Ontem (14), o governo do Japão pediu ajuda aos Estados Unidos para resfriar os reatores da usina nuclear de Fukushima, atingidos pelo terremoto e o tsunami da última sexta-feira (11). A informação foi divulgada pela Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos (NRC), que recebeu o pedido.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-nuclearesChernobylDesastres naturaisEuropaFukushimaTerremotosTsunami

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia