Cidade de Nairóbi, Quênia: filho de mãe americana, Obama já foi acusado de dar as costas às relações com o continente (Brian Inganga/AFP)
Da Redação
Publicado em 28 de julho de 2014 às 21h35.
Washington - O presidente americano, Barack Obama, declarou nesta segunda-feira que a futura estabilidade do mundo está ligada à prosperidade e à autossuficiência das nações africanas.
"A segurança, a prosperidade e a justiça que buscamos no mundo não podem ser obtidas sem uma África forte, próspera e autossuficiente", disse Obama em um discurso a líderes da juventude do continente.
"Na próxima semana, serei anfitrião de um fato histórico: a cúpula de líderes de Estados Unidos e África. Será a maior reunião já sediada por um presidente americano a chefes de Estado e de Governo africanos", comemorou.
A cúpula reunirá em Washington cerca de 50 líderes africanos. Quase todos estarão presentes, salvo figuras-pária como Robert Mugabe, do Zimbábue, e Omar al-Bashir, do Sudão.
Nascido nos Estados Unidos, filho de pai queniano e de mãe americana, Obama é o primeiro presidente de seu país com ascendência africana. Em diferentes ocasiões, já foi acusado de dar as costas às relações com o continente.