Pretória - A África do Sul lançou uma edição limitada de moedas de ouro e prata nesta sexta-feira para homenagear o ex-presidente Nelson Mandela, no dia em que seria o 96º aniversário do herói anti-apartheid.
O banco do tesouro sul-africano disse que o conjunto de três moedas é uma homenagem à "dedicação ao aprendizado ao longo da vida" do primeiro presidente democrático da África do Sul.
A peça central é uma moeda de ouro de 24 quilates com o retrato de Mandela com os braços cruzados, com a inscrição: "Em todos os lugares aceita-se que os alunos... têm o direito à liberdade de pensamento".
A segunda moeda, também de ouro, mostra um Mandela idoso na Universidade de Fort Hare, uma universidade só para negros, foco dos movimentos contra o apartheid.
A terceira moeda é de prata e mostra um jovem Mandela aprendendo a escrever seu nome na escola.
As Nações Unidas declararam 18 de julho como o Dia Internacional de Nelson Mandela, em 2009.
-
1. 10 países e o futuro pós-Mandela
zoom_out_map
1/6 (Dan Kitwood/Getty Images)
São Paulo - Com a passagem do líder sul-africano (e de toda a África)
Nelson Mandela, o que pensam os africanos sobre o futuro do continente? Segundo uma pesquisa da empresa Jana Mobile em 20 países africanos e divulgada pela
CNN, eles estão mais otimistas. 2 entre 3 responderam que se sentem mais confiantes sobre o futuro agora do que antes de Mandela chegar ao poder. Sobre suas principais preocupações, a
corrupção está no topo da lista. A desigualdade é outra grande preocupação, ao lado da
Aids. Já sobre o futuro da
África do Sul na percepção de todos os africanos, as coisas não são tão boas. Menos da metade dos africanos disse que, sem Mandela, a África do Sul iria ser bem sucedida. Outra metade disse que ela iria “brigar muito” para manter os avanços de Madiba. Por fim, 3% de pessimistas disseram que ela iria “falhar” sem Mandela. Veja a seguir a opinião e a percepção do futuro pós-Mandela em dez países africanos:
-
2. Costa do Marfim
zoom_out_map
2/6 (ISSOUF SANOGO/AFP/Getty Images)
- Está mais otimista agora sobre o seu futuro do que antes de Mandela ser presidente: 91% - Considera os principais desafios do país na era pós-Mandela: Desigualdade (55%), Pobreza (18%) - Seus atuais líderes estão fazendo jus ao legado e aos ensinamentos de Mandela? Plenamente (27%), Sim (55%), Não (18%)
-
3. Gana
zoom_out_map
3/6 (MyLoupe/UIG/Getty Images)
- Está mais otimista agora sobre o seu futuro do que antes de Mandela ser presidente: 49% - Considera os principais desafios do país na era pós-Mandela: Corrupção (40%), Desigualdade (29%), Pobreza (16%) - Seus atuais líderes estão fazendo jus ao legado e aos ensinamentos de Mandela? Plenamente (54%), Sim (31%), Não (15%)
-
4. Mali
zoom_out_map
4/6 (ISSOUF SANOGO/AFP/Getty Images)
- Está mais otimista agora sobre o seu futuro do que antes de Mandela ser presidente: 55% - Considera os principais desafios do país na era pós-Mandela: Corrupção (46%); Desigualdade, Pobreza, Aids e Guerra (18%) - Seus atuais líderes estão fazendo jus ao legado e aos ensinamentos de Mandela? Plenamente (36%), Sim (36%), Não (28%)
-
5. Ruanda
zoom_out_map
5/6 (MYCHELE DANIAU/AFP/Getty Images)
- Está mais otimista agora sobre o seu futuro do que antes de Mandela ser presidente: 52% - Considera os principais desafios do país na era pós-Mandela: Guerra (31%), Desigualdade (28%), Aids (20%) - Seus atuais líderes estão fazendo jus ao legado e aos ensinamentos de Mandela? Plenamente (41%), Sim (41%), Não (18%)
-
6. Agora veja o que disse Madiba
zoom_out_map
6/6 (Chris Jackson/Getty Images)