Mundo

África do Sul contesta pedido de prisão para líder sudanês

O presidente Bashir, que participa de cúpula da União Africana, é acusado em um mandado de prisão do TPI por crimes de guerra e crimes contra a humanidade


	O presidente sudanês Omar al Bashir: O juiz Hans Fabricius proibiu no domingo a saída de Bashir da África do Sul até decidir sobre um pedido judicial de um grupo de direitos humanos, que pede a prisão do presidente
 (Gianluigi Guercia/AFP)

O presidente sudanês Omar al Bashir: O juiz Hans Fabricius proibiu no domingo a saída de Bashir da África do Sul até decidir sobre um pedido judicial de um grupo de direitos humanos, que pede a prisão do presidente (Gianluigi Guercia/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2015 às 08h37.

Pretória - A África do Sul vai recorrer nesta segunda-feira contra um pedido judicial para forçar o governo a prender o presidente sudanês, Omar al-Bashir, que foi indiciado pelo Tribunal Penal Internacional, informou o Ministério da Justiça.

Bashir, que está na África do Sul participando de uma cúpula da União Africana, é acusado em um mandado de prisão do TPI por crimes de guerra e crimes contra a humanidade por conta de atrocidades cometidas no conflito de Darfur.

O juiz Hans Fabricius proibiu no domingo a saída de Bashir da África do Sul até decidir sobre um pedido judicial de um grupo de direitos humanos, que pede a prisão do presidente.

O governo da África do Sul desafiou a decisão da corte porque deu imunidade a Bashir e a todos os outros delegados participantes da cúpula africana.

Autoridades do Sudão informaram que a ordem judicial "não tem valor" porque Bashir foi convidado pelo governo sul-africano e informou que o presidente iria deixar o país nesta segunda-feira.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaÁfrica do SulDiplomaciaSudão

Mais de Mundo

Hamas diz a Netanyahu que expandir ofensiva em Gaza 'não será fácil' e preço 'será alto'

Governo dos EUA deixa aberta possibilidade de sancionar China por comprar petróleo russo

Milionário morre ao levar chifrada de búfalo durante caça na África do Sul

FBI vai se aliar ao Texas para localizar congressistas democratas que deixaram o estado