Os aeroportos parisienses de Orly e Charles de Gaulle não serão afetados (Benoit Tessier/Reuters)
Agência de notícias
Publicado em 20 de outubro de 2023 às 10h37.
Última atualização em 20 de outubro de 2023 às 10h37.
Quatorze aeroportos regionais da França receberam novos avisos de bomba nesta sexta-feira, forçando a evacuação de três deles e provocando um terceiro dia consecutivo de perturbações no tráfego aéreo no início da segunda semana de férias escolares.
Segundo fontes em aeroportos, Bordéus, Béziers, Rennes, Lille, Beauvais, Tarbes, Nantes, Brest, Toulouse, Carcassonne, Lyon-Bron, Pau, Nice e Biarritz receberam mensagens ameaçadoras e os três primeiros foram evacuados.
Os aeroportos parisienses de Orly e Charles de Gaulle não serão afetados.
A França está em estado de alerta de “ataque de emergência” há uma semana, quando um islamista radicalizado assassinou Dominique Bernard, um professor francês, com uma faca no seu centro educacional em Arras (norte).
Desde então, os avisos de bomba multiplicaram-se em escolas secundárias, aeroportos e locais turísticos, como o Palácio de Versalhes. O ministro do Interior, Gérald Darmanin, indicou na noite de quinta-feira que 18 pessoas foram detidas por estes alertas.
O ministro da Justiça, Éric Dupond-Moretti, especificou esta sexta-feira que foram abertas 22 investigações e criticou “meninos” que “não têm sentido de responsabilidade”.
Em Saint-Ouen-l'Aumône, a cerca de 27 quilômetros a noroeste de Paris, um estudante de 16 anos foi preso por um falso aviso de bomba na sua escola, que teve de ser evacuada, disseram fontes policiais à AFP.
As autoridades alertaram que as penas para adultos por estes falsos avisos de bomba podem ir até 2 anos de prisão e uma multa de 30 mil euros — o equivalente a R$ 161,6 mil