Mundo

Aeroporto na França é evacuado e fechado após alerta de bomba no dia da abertura das Olimpíadas

Mais cedo, sistema de trens havia sofrido ataque e interrupções no funcionamento

Publicado em 26 de julho de 2024 às 07h55.

Última atualização em 26 de julho de 2024 às 08h09.

Tudo sobreOlimpíadas 2024
Saiba mais

O aeroporto franco-suíço de Bâle-Mulhouse, em Estrasburgo, localizado na divisa entre França e Suíça, suspendeu as atividades temporariamente depois de um "alerta de bomba", segundo as autoridades locais. A situação também foi confirmada pelos responsáveis pelo local, no perfil oficial do X. 

Às 10h54, horário local, a equipe que administra o Bâle-Mulhouse disse que "por razões de segurança, o terminal foi evacuado e fechado, com suspensão das operações".

Em seguida, às 12h42 (horário local), a mesma equipe fez uma postagem atualizando a situação e informando que o alerta "chegou ao fim". Com isso, todas as operações do aeroporto estão sendo retomadas gradualmente.


Ataque ao sistema ferroviário

Algumas horas antes desta mesma sexta-feira, linhas de trem da França foram alvo de sabotagens que incluiram incêndios criminosos. A ação foi descrita pelas autoridades francesas como "coordenada"  para interromper as viagens antes da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris

A empresa ferroviária SNCF descreveu o ocorrido como "ataque maciço" para "paralisar" sua rede de alta velocidade. Com isso,  800 mil passageiros foram afetados poucas horas antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris.

A SNCF "foi vítima esta noite de vários atos mal-intencionados e simultâneos que afetaram as linhas de alta velocidade do Atlântico, Norte e Leste", afirmou o grupo em comunicado, no qual especificou que "incêndios criminosos foram provocados para danificar instalações".

Por isso, a circulação dos trens de alta velocidade (TGV, na sigla em francês) nestes três eixos foi "muito alterada".

"Estamos desviando alguns trens para a linha clássica, mas teremos que cancelar um bom número" deles, disse a SNCF. A linha de alta velocidade do sudeste não foi afetada.

A empresa destacou equipes para verificar os problemas e "iniciar os reparos", mas a situação pode durar "pelo menos todo o fim de semana".

O ministro delegado dos Transportes, Patrice Vergriete, denunciou um "ato criminoso escandaloso" que terá "fortes consequências" no tráfego ferroviário.

Matéria em atualização

Acompanhe tudo sobre:FrançaOlimpíadas 2024

Mais de Mundo

Zelensky pede mais sistemas de defesa antiaérea após semana de fortes bombardeios

Após G20, Brasil assume Brics em novo contexto global

Guerra na Ucrânia chega aos mil dias à espera de Trump e sob ameaça nuclear de Putin

Eleição no Uruguai: disputa pela Presidência neste domingo deverá ser decidida voto a voto