O Serviço Meteorológico informou que mais nevascas são esperadas no noroeste e leste da Inglaterra e no País de Gales (Stock.XCHNG)
Da Redação
Publicado em 22 de dezembro de 2010 às 05h35.
Londres, 22 dez (EFE).- O aeroporto londrino de Heathrow, o maior da Europa, aumentará o número de voos após o caos dos últimos dias por conta da nevasca que atingiu o Reino Unido, onde os serviços ferroviários também se viram afetados.
Tal como informaram nesta quarta-feira fontes do Heathrow, dois terços dos voos devem operar, após a reabertura da pista secundária nesta terça-feira, uma vez que os serviços de limpeza retiraram totalmente a neve que a cobria desde sábado.
Apesar de tudo, as autoridades do Heathrow pediram aos passageiros que entrem em contato com suas respectivas companhias aéreas antes de irem ao terminal aéreo, para garantirem que seus voos irão operar nesta quarta.
"Agora trabalhamos com as companhias aéreas para voltar ao programa normal o mais rápido possível. Lamentamos muito pelos transtornos que o tempo causa a nossos passageiros", assinalou um comunicado do Heathrow.
No sábado passado, o aeroporto se viu obrigado a fechar totalmente e funcionou sob condições mínimas nos três dias posteriores.
Outros aeroportos britânicos advertiram que haverá problemas em seus serviços, especialmente os de Edimburgo (Escócia), Birmingham (centro da Inglaterra) e Gatwick (sul de Londres).
Milhares de britânicos deviam ter viajado nos últimos dias ao exterior, segundo a associação de viagens Abta, que calcula em 4 milhões os cidadãos do Reino Unido que querem passar o Natal fora do país.
No transporte terrestre, a linha de ferro Eurostar, que liga Londres a Paris e Bruxelas, terá nesta quarta-feira um serviço quase normal, pois 43 dos 53 trens irão circular, informou a companhia.
A neve causou inúmeros transtornos nos meios de transporte britânicos, inclusive o ferroviário e rodoviário, o que criou problemas para milhares de pessoas que nesta época do ano viajam para celebrar o Natal fora de casa.
Em algumas regiões da Inglaterra, os serviços ferroviários sofrem atrasos e alguns cancelamentos.
Os responsáveis da rede rodoviária advertiram aos motoristas que viajem somente se for necessário, depois de muitos terem tido problemas para circular por causa da neve.
O Serviço Meteorológico informou que mais nevascas são esperadas no noroeste e leste da Inglaterra e no País de Gales. EFE