Mundo

Advogado que revelou pseudônimo de J. K. Rowling é multado

Advogado que revelou que a autora da saga de Harry Potter, J. K. Rowling, acabara de publicar um livro policial com um pseudônimo terá que pagar multa

A autora da saga de Harry Potter, J. K. Rowling: autora escreveu romance com o pseudônimo Robert Galbraith (Andy Buchanan/AFP)

A autora da saga de Harry Potter, J. K. Rowling: autora escreveu romance com o pseudônimo Robert Galbraith (Andy Buchanan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de janeiro de 2014 às 12h46.

Londres - O advogado que revelou a uma amiga que a autora da saga de Harry Potter, J. K. Rowling, acabara de publicar um livro policial com um pseudônimo terá que pagar multa de 1.000 libras.

"Com a revelação de informações confidenciais sobre um cliente a uma terceira pessoa, o sr. Gossage violou os princípios 4 e 6 da carta da SRA", a ordem que regulamenta a atividade dos advogados, afirma a decisão de 26 de novembro e divulgada apenas esta semana.

A escritora britânica denunciou o escritório de advogados Russells depois da publicação em julho de uma reportagem no jornal britânico Sunday Times que revelou que ela havia publicado o livro O Chamado do Cuco.

Rowling escreveu o romance policial com o pseudônimo Robert Galbraith, que foi apresentado como um antigo membro das Forças Armadas que também trabalhou no setor de segurança.

Russells admitiu que um de seus associados, Chris Gossage, revelou o segredo a uma amiga, Judith Callegari, que contou ao Sunday Times.

No fim de julho, o escritório anunciou que a escritora aceitou uma quantia "substancial" a título de danos pela indiscrição.

Rowling anunciou que doaria o dinheiro para a organização Soldiers's Charity, que ajuda os militares e suas famílias.

Antes da revelação do verdadeiro autor de 'O Chamado do Cuco', apenas 1.500 exemplares do luvro haviam sido vendidos, mas com a informação sobre JK Rowling as vendas dispararam.

"Foi maravilhoso publicar um livro sem toda a expectativa e alvoroço ao redor e um autêntico prazer ver como era recebido com outro nome", declarou JK Rowling, que vendeu mais de 450 milhões de exemplares da série Harry Poter.

Acompanhe tudo sobre:EscritoresJ. K. RowlingLivros

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA