Mundo

Advogado de Snowden avalia que Rússia prorrogará asilo

Rússia concedeu a Snowden asilo de um ano em agosto de 2013, apesar de os Estados Unidos terem demonstrado seu desejo de que ele fosse enviado para lá


	Edward Snowden: “presumimos que será estendido”, disse Wolfgang Kaleck, advogado de Snowden na Alemanha
 (Getty Images)

Edward Snowden: “presumimos que será estendido”, disse Wolfgang Kaleck, advogado de Snowden na Alemanha (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de junho de 2014 às 11h19.

Berlim - Um advogado do ex-analista de inteligência dos Estados Unidos Edward Snowden disse a uma rádio alemã, nesta quinta-feira, esperar que o asilo de seu cliente na Rússia seja prorrogado depois de julho.

“Presumimos que será estendido”, disse Wolfgang Kaleck, advogado de Snowden na Alemanha, à emissora Indoradio. Ele acrescentou, no entanto, que não há garantia de que isso vá acontecer.

A Rússia concedeu a Snowden asilo de um ano em agosto de 2013, apesar de os Estados Unidos terem demonstrado a Moscou seu desejo de que ele fosse enviado para lá e enfrentasse acusações criminais, incluindo espionagem, por revelar em junho do ano passado programas secretos de vigilância de Internet e telefone executados pelo governo dos Estados Unidos.

No mês passado, Snowden disse não estar sob o controle do governo da Rússia e que não deu a Moscou documentos de inteligência, após quase um ano de asilo por lá. Kaleck também pediu ao comitê parlamentar alemão - que quer questionar Snowden como parte de uma investigação sobre a vigilância em massa de cidadãos alemães exposta por ele - que solicite uma audiência na Alemanha.

As revelações sobre as atividades de espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) afetaram as relações entre Berlim e Washington.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEdward SnowdenEuropaNSARússia

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia