Mundo

Advogada Eda Rivas será a nova chanceler do Peru

Rivas irá jurar o cargo em cerimônia que acontecerá às 13h locais (15h de Brasília) no Palácio do Governo, em Lima


	Peru: uma fonte oficial confirmou que o presidente do Peru, Ollanta Humala, aceitou a renúncia apresentada por Roncagliolo devido a problemas de saúde que não foram especificados.
 (Greg Ma/Wikimedia Commons)

Peru: uma fonte oficial confirmou que o presidente do Peru, Ollanta Humala, aceitou a renúncia apresentada por Roncagliolo devido a problemas de saúde que não foram especificados. (Greg Ma/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de maio de 2013 às 14h27.

Lima - A advogada Eda Rivas Franchini, até hoje ministra da Justiça e Direitos Humanos, assumirá a pasta de Relações Exteriores do Peru, em substituição de Rafael Roncagliolo, informou nesta quarta-feira à Agência Efe um porta-voz da Presidência peruana.

Rivas irá jurar o cargo em cerimônia que acontecerá às 13h locais (15h de Brasília) no Palácio do Governo, em Lima.

A fonte oficial confirmou que o presidente do Peru, Ollanta Humala, aceitou a renúncia apresentada por Roncagliolo devido a problemas de saúde que não foram especificados.

Eda Rivas, de 61 anos, assumirá o cargo quando se aguarda a decisão do Tribunal Internacional de Justiça de Haia sobre o processo apresentado em 2008 pelo Peru contra o Chile para o estabelecimento de limites marítimos.

Eda é uma advogada graduada na Universidade Católica do Peru, com especialização em Gestão de Serviços Públicos pela universidade espanhola de Castilla-La Mancha e especialização em Regulação de Infraestrutura de Serviço Público pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria.

Ela assumiu a pasta de Justiça e Direitos Humanos em 23 de julho de 2012 e durante sua gestão lidou com o processo do pedido de indulto humanitário do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000), ainda pendente de resolução. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaPeruPolítica

Mais de Mundo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente