A velejadora holandesa Laura Dekker, alvo de batalha judicial entre países (.)
Da Redação
Publicado em 21 de agosto de 2010 às 17h18.
Haia - A adolescente holandesa Laura Dekker, de 14 anos, zarpou este sábado de Gibraltar, e não de Portugal, como estava previsto, para dar a volta ao mundo sozinha a bordo de um veleiro, anunciou seu agente, citado pela empresa audivisual que tem a exclusividade da cobertura da viagem.
Dekker "saiu do porto de Gibraltar", pequena colônia britânica no sul da península Ibérica, declarou à AFP Marijke Schaaphok, diretora da companhia de produção audiovisual holandesa MasMedia, que diz ter obtido a informação do empresário de Laura Dekker, Peter Klarenbeek.
Laura Dekker tinha previsto partir de Portugal, aonde chegou em 14 de agosto a bordo de seu veleiro, 'Guppy', acompanhada do pai e procedente da Holanda. Nos últimos dias, ela fez vários testes na costa portuguesa.
A adolescente decidiu levantar âncora em Gibraltar já que "a polícia portuguesa lhe criava problemas por causa de sua idade", disse Schaaphok, acrescentando que "a polícia portuguesa veio vê-los enquanto faziam os testes".
Laura Dekker irá, "provavelmente, para as Canárias ou a Madeira, em função do vento" e chegará lá "em 6 ou 8 dias".
O objetivo da adolescente, que sonha tornar-se a navegadora mais jovem em dar a volta ao mundo solo a bordo de um veleiro, motivou uma longa batalha judicial na Holanda.
O desafio estava previsto, inicialmente, para setembro de 2009, mas a Justiça forçou sua suspensão, como medida de proteção à infância.
Em 27 de julho, foi rejeitada uma petição para prolongar a suspensão por mais um ano, uma vez que os juízes consideraram que a decisão de permitir ou não a viagem correspondia aos pais de Laura.
A adolescente, que fará 17 anos no dia 20 de setembro de 2012, tem pouco mais de dois anos para bater o recorde de navegadora mais jovem, que hoje pertence à australiana Jessica Watson. Em maio, Watson deu a volta ao mundo sozinha em um barco a vela, três dias antes de completar 17 anos.
Ela completou o desafio sem escalas e sem ajuda, embora Dekker tem previsto navegar de porto em porto e não ficaria "nunca mais de três semanas sozinha".
Na manhã deste sábado surgiram boatos sobre a aventura de Dekker, depois de que, tanto ela quanto as pessoas próximas não puderam ser localizadas, mesmo por Schaaphok, que havia admitido não ter notícias dela, nem de Klarenbeek.
Os planos de Laura Dekker incluem atravessar o oceano Atlântico antes de chegar ao Pacífico pelo canal do Panamá. Sua primeira escala será nas ilhas Canárias (Espanha) ou Madeira (Portugal), dependendo das condições meteorológicas, explicou Schaaphok.
Leia mais notícias relacionadas à justiça
Siga as notícias do site EXAME sobre Mundo no Twitter