Mundo

Adams diz que pedido de extradição de Battisti é direito da Itália

Advogado-geral da União considera que país tem o direito de tentar reaver o ex-ativista, mas que decisão cabe ao Brasil

Luis Inácio Adams lemrbou que a defesa de Battisti já pediu sua soltura (AGÊNCIA BRASIL)

Luis Inácio Adams lemrbou que a defesa de Battisti já pediu sua soltura (AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2011 às 12h03.

Brasília – O advogado-geral da União (AGU), Luís Inácio Adams, contemporizou hoje (4) o eventual mal-estar entre o Brasil e a Itália em decorrência da decisão de não extraditar o ex-ativista italiano Cesare Battisti. Adams disse que o governo da Itália tem o “direito universal” de questionar a decisão brasileira e recorrer. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou que não há o que comentar sobre o assunto.

“No nosso ponto de vista, não há recurso. Mas é um direito universal do governo da Itália formalizar o pedido de extradição [de Battisti]”, disse Adams, lembrando que ontem (3) a defesa do ex-ativista entrou com o pedido de soltura no Supremo Tribunal Federal (STF) para que ele ganhe a liberdade imediatamente.

Desde março de 2007, Battisti está preso preventivamente na Penitenciária da Papuda, em Brasília, por determinação da Suprema Corte. O ex-ativista foi condenado à revelia na Itália à prisão perpétua por participação em quatro crimes, inclusive homicídios. O italiano nega todas as acusações.

O pedido da Defesa de Battisti foi encaminhado ao presidente do STF, Cezar Peluso, que encaminhará os documentos para o relator do caso, ministro Gilmar Mendes. À Agência Brasil Gilmar disse que não decidirá nada até o fim do recesso do Judiciário – que acaba em 31 de janeiro.

Na Itália hoje, em várias cidades, há protestos organizados contra a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de manter Battisti no Brasil. Autoridades italianas afirmam que vão insistir para que o governo brasileiro reveja a decisão, enquanto vítimas de crimes atribuídos ao ex-ativista pressionam para que a Itália retalie formalmente o Brasil.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosAmérica LatinaEuropaItáliaPiigsDados de BrasilJustiçaDiplomacia

Mais de Mundo

França alerta que responderá 'com extrema firmeza' possíveis represálias de Israel

Aeroporto de Bruxelas cancela metade dos voos após ataque cibernético

Ministro espanhol pede urgência na ratificação do acordo UE-Mercosul: 'não há desculpas para adiar'

Ataque aéreo russo na Ucrânia deixa mortos e feridos, dizem autoridades