Mundo

Acusado de estupro e assassinato é executado no Texas

Antes de sua execução nesta terça, Rickey Lewis admitiu ter estuprado Connie, mas insistiu em sua inocência na acusação de assassinato

Cadeira utilizada na de execução de presos condenados à pena de morte: Lewis é o segundo homem executado no Texas em 2013
 (AFP)

Cadeira utilizada na de execução de presos condenados à pena de morte: Lewis é o segundo homem executado no Texas em 2013 (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de abril de 2013 às 09h11.

Washington - Rickey Lewis, de 50, condenado por assassinato e estupro cometidos na década de 1990, foi executado com injeção letal, nesta terça-feira, no Texas.

Lewis foi executado às 18h32, hora local (20h32 horário de Brasília), de acordo com declaração do Departamento de Justiça Criminal do Texas.

Lewis, em liberdade condicional após uma terceira condenação por roubo, invadiu com outros dois homens a casa de George Newman, de 45, no condado de Smith, Texas, em 16 de setembro de 1990.

Graças a uma prova de DNA, ele foi considerado culpado pelo estupro de Connie Hilton, mulher de Newman, em um julgamento em 1994. Os outros dois homens que participaram da invasão domiciliar nunca foram identificados.

Durante anos, Lewis alegou inocência no crime de assassinato, mas teve seu pedido de revisão do caso rejeitado pela Suprema Corte dos EUA. Além disso, o Conselho de Indultos e Liberdades Condicionais do Texas votou contra seu pedido de clemência.

Antes de sua execução nesta terça, Lewis admitiu ter estuprado Connie, mas insistiu em sua inocência na acusação de assassinato.


"Me desculpe pelo que aconteceu", disse Lewis à vítima. "Se eu não tivesse estuprado você, então você não estaria viva. Eu não matei o sr. Newman e não roubei sua casa... Eu apenas estava lá", acrescentou.

"Me desculpe pelo que você passou. Não fui eu que prejudiquei e roubei todas as suas coisas", frisou.

Em um relato sobre o ataque, Connie contou que seu marido levou um tiro e foi morto pelos invasores antes de ser estuprada por Lewis. Os dois criminosos roubaram sua casa antes de fugir, acreditando que Connie estava morta. Ela agora trabalha como coordenadora em uma organização voltada para reduzir as taxas de reincidência de crimes, além de oferecer aconselhamento para as vítimas e para os criminosos.

Lewis é o segundo homem executado no Texas em 2013, e o sexto este ano, nos EUA, de acordo com os números do Centro de Informação sobre a Pena de Morte. Ao todo, 494 condenados foram executados desde o restabelecimento da pena capital nos EUA, em 1976. Outras 11 execuções no Texas já estão marcadas para este ano, incluindo quatro em abril.

Acompanhe tudo sobre:CrimeEstados Unidos (EUA)Países ricosPena de morte

Mais de Mundo

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso

Milei chama Bolsonaro de amigo e lamenta ausência em evento de posse de Trump

Hamas liberta primeiras reféns parte do acordo de cessar-fogo com Israel

Trump promete deportações em massa, mas expulsou menos estrangeiros que Obama