Mundo

Acusação de espionagem acende alerta em Hong Kong

Novas revelações de Edward Snowden levantaram preocupações de que a NSA possa ter invadido o principal ponto de troca de tráfego de internet de Hong Kong

Cópia do jornal South China Morning Post, com uma entrevista de Edward Snowden, em uma banca de jornal em Hong Kong (Bobby Yip/Reuters)

Cópia do jornal South China Morning Post, com uma entrevista de Edward Snowden, em uma banca de jornal em Hong Kong (Bobby Yip/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 09h30.

Hong Kong - Novas revelações do ex-funcionário da CIA Edward Snowden levantaram preocupações de que a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) possa ter invadido o principal ponto de troca de tráfego de Internet de Hong Kong, que lida com o tráfego doméstico da rede de quase todo o território chinês.

Em uma entrevista publicada nesta quinta-feira no jornal de Hong Kong South China Morning Post, Snowden disse que a NSA estaria invadindo computadores em Hong Kong e na China continental desde 2009. Entre as instituições hackeadas, disse ele, estaria a Universidade Chinesa de Hong Kong, que abriga o ponto de troca de tráfego (Internet Exchange) de Hong Kong.

Snowden não mencionou o ponto de troca, mas seus comentários levantaram preocupações de que a mencionada infraestrutura de Internet tenha sido um dos alvos da NSA.

As alegações de Snowden até agora se concentravam na extensão da espionagem da NSA sobre cidadãos norte-americanos. Seus mais recentes comentários sobre a China e Hong Kong --onde acredita-se que ele esteja escondido-- chamam atenção para o papel da NSA na vigilância de países estrangeiros.

De acordo com o jornal, Snowden disse acreditar que a NSA havia realizado mais de 61 mil operações de invasão virtual no mundo. "Nós invadimos 'backbones' da rede --algo como grandes roteadores de Internet, basicamente-- que nos dão acesso às comunicações de centenas de milhares de computadores sem a necessidade de invadir cada um", disse Snowden, segundo o jornal.

O Hong Kong Internet Exchange é uma das dezenas de Pontos de Troca de Tráfego, ou PTTs, ao redor do mundo, responsáveis por lidar com o tráfego doméstico entre os provedores locais e algum tráfego regional. Esses pontos de troca evitam que tal tráfego precise fazer longos desvios através de servidores no exterior.

Acompanhe tudo sobre:Edward SnowdenEspionagemHong KongMetrópoles globaisNSA

Mais de Mundo

Trump ordena quebra de sigilo sobre mortes de Martin Luther King, Robert F. e John F. Kennedy

Senado americano confirma John Ratcliffe como diretor da CIA

Trump diz que Ucrânia ‘está pronta para chegar a acordo de paz’ com a Rússia

Trump diz para empresas globais fabricarem nos EUA ou então pagarem tarifas